Pesquisas do 3º Semengo discutem ferramentas de ajuda para decisões portuárias

Pela terceira vez participando do Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica-Semengo na Universidade Federal do Rio Grande- FURG, a Profº. Drª. Juana Fortes, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil-LNEC de Portugal, abordou temas relativos a problemas de engenharia marinha e exemplos de ferramentas de ajuda na tomada de decisões portuárias.

Drª. Fortes explica que os modelos numéricos não lineares de propagação de ondas servem de ferramenta para a engenharia portuária, pois podem ser aplicados para o dimensionamento de obras e caracterização da agitação marítima ou costeira,. Ou seja, pelo estudo da propagação das ondas é possível projetar obras, como portos e diques, prevenindo acidentes causados pela força das ondas, como a destruição da obra em tempestades.

Para a pesquisadora, o intercâmbio de informações entre os dois países, Portugal e Brasil, por meio da FURG, é essencial para o desenvolvimento de modelos numéricos, realização de publicações científicas e apoio a teses e trabalhos de pós-doutoramento. Quanto ao nível dos estudos realizados em parceria com o programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica da FURG, Drª. Fortes acredita que a colaboração mútua proporciona avanços no desenvolvimento de tecnologias, no mesmo patamar das desenvolvidas em outros países.

Encerramento

Depois da apresentação de palestras e mais de 45 trabalhos técnico-científicos nos primeiros dois dias de evento, com a participação dos pesquisadores portugueses Prof. Dr. Antônio José Nunes de Almeida Sarmento (Instituto Superior Técnico), Profª. Dr.ª Teresa Pontes (Laboratório Nacional de Energia e Geologia do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação) e Joana Fortes (LNEC), o 3º Semengo termina nesta sexta-feira, 7, com a realização de workshops, no Ciced-Sul, do Campus Carreiros da FURG.

 

Assunto: Arquivo