Mapa do relevo da costa feito pela FURG está no National Geographic

A Coleção Atlas National Geographic, uma das mais conhecidas e completas coleções sobre Geografia (26 volumes), traz a segunda edição dedicada ao Brasil. Todos os Estados e regiões estão visualizados em mapas, fotos, gráficos, quadros e imagens. Diferentemente de várias outras regiões, a edição brasileira mostra um mapa da área costeira do país e seu relevo. Este mapa foi produzido por pesquisadores da FURG durante o Projeto Revizee (Avaliação do Potencial dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva do Brasil), entre 1996 e 2006 e cujos resultados ainda permanecem alimentando novos estudos.

Conforme explica o coordenador do projeto, Prof. Dr. Lauro Saint Pastous Madureira, o mapa foi produzido a partir dos cruzeiros de pesquisa do navio Atlântico Sul, da FURG, e de outros navios, como o Prof. Besnard, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e o Thalassa, do Instituto Francês de Pesquisa Marinha (Ifremer). Nestes cruzeiros, a equipe de Hidroacústica do Departamento de Oceanografia da FURG trabalhou ao longo da costa brasileira, desde o Chuí até a divisa dos Estados do Ceará e Piauí, incluindo as ilhas oceânicas. No total, são mais de 35 mil quilômetros de navegação com coleta de dados, em 11 anos de trabalho.

Os pesquisadores reuniram os dados coletados por eles próprios a outros ja existentes em bancos de dados da Petrobras e do Ministério do Meio Ambiente e geraram um novo banco de dados batimétricos, contendo mais de oito milhões de pontos com latitude, longitude, profundidade. Este trabalho já integrou um grande número de publicações, especialmente dentro do programa que iniciou todo este esforço, o Revizee. O professor diz que este programa ainda está rendendo frutos, que continuarão, pois os trabalhos de pesquisa não foram paralisados e novos dados vêm sendo acrescidos aos já existentes.

Em 2008, o Atlântico Sul realizou um cruzeiro entre 10 de janeiro e 10 de fevereiro, com mais de cinco mil quilômetros de navegação. Outra viagem de pesquisas está marcada para o período de 1º a 24 de agosto, com percurso semelhante em tamanho. Em cada cruzeiro de pesquisa a coleta de dados é contínua e gradativamente os pesquisadores vão preenchendo com novos dados as lacunas de informação sobre o relevo de costa brasileira.

A FURG foi a única universidade brasileira que teve uma página em destaque no novo mapa da National Geographic, o que representa, para o reitor João Carlos Cousin, um reconhecimento à excelência dos trabalhos realizados pela Instituição no domínio da Oceanografia.

 

Assunto: Arquivo