Nesta última segunda, 23, e terça-feira, 24, Porto Alegre sediou um encontro nacional que reuniu secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação para debater estratégias do setor. A ação, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), teve como objetivo central o alinhamento de políticas públicas e a integração dos estados ao cenário global.
FURG se despede do servidor aposentado José Carlos Resmini Figurelli
Sessão Especial da Câmara de Vereadores celebra os 60 anos do curso de Medicina
FURG recebe dois novos professores nesta segunda-feira, 11
“Foi uma agenda importante para fazer contatos e falar um pouco sobre o trabalho das instituições públicas na produção de conhecimento para a inovação; e, além disso, tivemos a oportunidade de acompanhar as apresentações dos participantes, para conhecer mais sobre as suas atuações e realidades. Participar de iniciativas como essa nos permite ampliar o diálogo entre diferentes atores e, a partir dessas trocas, fortalecer estratégias conjuntas para promover consistência às iniciativas desenvolvidas pelas instituições”, destacou Suzane.
Ainda durante a agenda, os gestores tiveram a oportunidade de conhecer o Tecnopuc e Instituto Caldeira, que são parques tecnológicos de referência no Estado.
Durante o restante do encontro, os secretários debateram o papel estratégico dos ambientes de inovação, além de promover conexões com iniciativas internacionais, como o South Summit Brazil 2026, que acontece de 25 a 27 de março, no Cais Mauá, também em Porto Alegre. Participaram representando o Governo do Rio Grande do Sul a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; e o secretário-adjunto, Issur Koch.