Ativismo

Kilombo Literário promove roda de conversa sobre racismo ambiental e sua relação com as enchentes no Estado

Encontro virtual envolveu lideranças negras que atuam como pesquisadoras, escritoras e ativistas

O projeto de extensão Kilombo Literário da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) promoveu, no último dia 12, uma roda de conversa virtual para discutir o racismo ambiental e sua relação com a tragédia das enchentes que afetou o Rio Grande do Sul.

Notícias Relacionadas
A iniciativa foi aberta a toda a comunidade e contou com a participação de lideranças negras atuantes como pesquisadoras, escritoras e ativistas.

Aline Nardes, coordenadora do curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa e atual coordenadora do projeto, destacou o impacto desses encontros tanto na universidade quanto na sociedade.

“Após um período tão difícil para o nosso estado, o Kilombo Literário retomou as suas atividades abordando um tema diretamente ligado à tragédia das enchentes: o racismo ambiental, que mostra como as populações negras e indígenas são as mais afetadas e recebem menos suporte em tempos de emergência climática. Pudemos debater o assunto com diferentes lideranças negras, inclusive mulheres quilombolas de São Lourenço do Sul, que muito nos ensinam sobre respeito ao meio ambiente, resistência e luta por justiça social”, afirmou.

Entre os convidados estavam a antropóloga, pesquisadora e doutoranda em Antropologia pela UFPel, Simone Fernandes, de Pelotas; o escritor e articulador de ações afirmativas afrodescendentes, Gilberto Soares, representante do Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre e da Região Sul; Vera Macedo, líder do Quilombo Marina Lina e griô do Movimento Negro Kizumbi e das Agentes de Pastoral Afro há mais de 35 anos; a bibliotecária e mestranda em História, Pâmela da Conceição, integrante do Coletivo de Escritores Negros da Região Sul e coidealizadora do Sarau Terezas, de Rio Grande; e Virginia Borges, de Arroio Grande, bibliotecária, coordenadora de projetos da Cufa Pel, diretora cultural do Clube Fica Ahí e colaboradora do Clube 24 de Jaguarão.