Na manhã do último sábado, 14, docentes e discentes do curso de licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS) reuniram-se virtualmente no 1º Seminário Integrado de Práticas de Linguagem e Estágio.
7° HortPANC da inclusão: Evento nacional da FURG registra alta participação de agricultores e agricultoras
1ª Feira de Plantas Alimentícias Não Convencionais integra programação da sétima edição do HortPANC
FURG-SLS sediou 1ª Mostra Pedagógica do Pibid em São Lourenço do Sul
Na ocasião, os discentes apresentaram as observações que realizaram ao acompanharem turmas de ensino médio do Instituto Estadual de Educação Dr. Walter Thofehrn e da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul no último semestre. Os relatos contemplaram impressões sobre os locais de ensino, as aulas e o perfil dos estudantes da zona urbana de São Lourenço do Sul.
Em seguida, docentes e discentes realizaram uma avaliação final das oficinas gratuitas de práticas de leitura e produção de texto voltadas à redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovidas pelo curso de Letras em 2022. “Cada estudante fez o seu relato individual do que aprendeu com essa oficina, quais foram os desafios encontrados ao longo do percurso e sobre o desejo de participar em edições futuras. Eles já trazem a necessidade de ampliarmos a proposta também para as escolas do campo” conta Lauro, ressaltando a percepção dos graduandos sobre a relevância do projeto.
Para o professor, a realização do Seminário foi positiva. "Foi um momento bem especial para todos nós, tanto para os docentes, quanto para os estudantes. Não só por ter sido a primeira atividade integrada de Práticas de Linguagem e Estágio, mas também por conseguirmos observar significativo crescimento dos estudantes, que já demonstraram olhar crítico e maduro para o contexto escolar", destaca.
Segundo ele, a ideia é que futuramente sejam realizadas edições mais amplas, a fim de possibilitar que alunos e alunas de todos os semestres do curso de Letras acessem esses momentos de partilha de vivências na escola, notadamente constituídas por observações de aula, por reflexões sobre o contexto escolar e pela regência de aulas de língua e literatura.