EXTENSÃO

2º Festival das Estações envolve universidade e comunidade lourenciana em atividades educativas e culturais

Celebrando a chegada do outono, o evento aconteceu na última terça-feira, 25, na Praia da Barrinha

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM

Os projetos PANCPOP e PANCultura, vinculados à FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), promoveram na última terça-feira, 25, o 2º Festival das Estações, alusivo à chegada do outono.

Notícias Relacionadas
O evento aconteceu no Prédio 5 da FURG, localizado na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Trapiche da Praia da Barrinha, e contou com atividades educativas e culturais, como plantio de mudas e sementes, oficina de preparo e pintura com tinta de terra, palco aberto e café da tarde coletivo com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).

A ação teve o apoio do Laboratório MARéSS - Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade e da Diretoria de Arte e Cultura da FURG.

Novo espaço

No Prédio 5, situava-se o antigo ponto de cultura do município. Recentemente cedido à FURG pela Prefeitura Municipal, o espaço está passando por reformas e será ocupado por iniciativas extensionistas desenvolvidas no campus São Lourenço do Sul.

Parceiros em atividades, os projetos PANCPOP e PANCultura já têm buscado resgatar o fluxo de atividades culturais e artísticas que anos atrás aconteciam no lugar. Em novembro de 2022, realizaram ali o 1º Festival das Estações, alusivo à primavera.

Os integrantes dos projetos também planejam construir uma horta comunitária no local enquanto um espaço de promoção de interações sociais e educação ambiental a partir das PANC.

Em diálogo com a comunidade local

O Festival das Estações foi aberto ao público interno e externo à universidade. Além de estudantes e docentes do campus São Lourenço do Sul, prestigiaram o evento alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Armando das Neves, vizinha do Prédio 5, e pessoas da comunidade em geral.

Moradora da região, Mariana Boeira viu a divulgação sobre o evento na internet e resolveu participar. Ela levou a avó, Lúcia, para ambas aprenderem um pouco mais sobre as PANC. As duas conheciam apenas a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), utilizada pela família em saladas.

O interesse de Mariana pela temática se deu a partir de uma palestra ministrada pelo projeto PANCPOP no Instituto de Educação Dr. Walter Thofehrn, quando ainda era estudante do ensino médio. A partir dali, começou a acompanhar a iniciativa nas redes sociais, eventualmente prestigiando ações que foram realizadas na Feira Livre de São Lourenço do Sul. "Eu achei muito interessante as receitas com as PANC".

Marilete Freitas também ficou sabendo sobre o evento na internet, em uma divulgação no Instagram. "Apareceu para mim e eu adoro planta, aí pensei: então vou lá". Até o dia do Festival, ela não conhecia nenhuma PANC, mas participou ativamente do plantio de algumas mudas, recebendo informações sobre o uso e o cultivo das espécies. "Eu plantei umas quantas plantas. A gente se sente tão bem”.

Merendeira na Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, Marilete considera que as ações desenvolvidas pelo PANCPOP e pelo PANCultura são fundamentais, principalmente, por atingir as crianças. “Esse projeto é tão bom, é tão perto aqui da escola. É bom para as crianças virem aqui, até para eles aprenderem o que podem consumir, porque a gente nota que às vezes tem crianças que não têm o que comer”.

Ela também considera que as atividades de plantio e pintura são importantes para estimular o bem-estar de crianças e adolescentes, atuando no combate à violência nas escolas.

Fomento à arte e à cultura pela universidade

Para a coordenadora dos projetos PANCultura e PANCPOP e docente do campus São Lourenço do Sul, Jaqueline Durigon, essa edição do Festival foi especialmente marcante, pelo grande esforço que a equipe do PANCultura e PANCPOP tem feito para ocupar o espaço, o qual demanda investimentos em estrutura por parte da universidade.

“A equipe dos projetos entende como de suma importância o desenvolvimento de atividades que aproximem cada vez mais a FURG da comunidade e que também ampliem os espaços de formação universitária para além das salas de aula. E, considerando o público participante, parece que a iniciativa vem alcançando seus objetivos. A cada evento surgem novas possibilidades de parcerias com escolas e mais trocas com a comunidade interessada em cultura, arte e alimentação sustentável”, aponta.

Presente no evento, o coordenador de arte e cultura da FURG, Thomas Vieira, ressalta a importância da FURG desenvolver ações orientadas pela sustentabilidade e que estejam em harmonia com a natureza. "Nós somos parte da natureza, então o Festival das Estações teve justamente essa direção, no sentido de caminhar junto com a natureza. Também é uma ação que está alinhada à cultura, porque a cultura em um espectro muito amplo".

 

 

Galeria

Celebrando a chegada do outono, o evento aconteceu na última terça-feira, 25, na Praia da Barrinha

Foto: Gabriela Schmalfuss/SECOM