O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) realiza estudos mensais que monitoram o custo do cesto básico na cidade de Rio Grande. No mês de agosto, houve um aumento de 3,09%, passando de R$1035,16 no mês de julho para R$1067,11 em agosto.
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é celebrado nesta segunda-feira, 8
Professor do ICB participa do Seminário Marco Zero promovido pelo Ministério da Saúde
Equipe FBOT apresentará artigo pioneiro sobre reconstrução digital de ambientes em congresso de robótica na Holanda
Os produtos que apresentaram maior variação dos preços no mês foram batata inglesa com +27,45%, achocolatado em pó com +27,05%, linguiça fresca embalada com +19,75% e açúcar com +18,21%. Por outro lado, os produtos que tiveram as maiores quedas na variação dos preços foram cebola -37,02%, alvejante -27,65%, alface -23,06% e cenoura -22,30%.
Outra análise importante que é revelada através do comportamento dos preços dos produtos do custo do cesto básico é a contribuição de cada produto no custo do total, ou seja, o peso de cada item consumido que é o resultado da multiplicação do seu respectivo preço pela quantidade total consumida pelas famílias. Assim, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico nesse mês foram carne bovina, batata inglesa, cerveja e açúcar. Por outro lado, no sentido oposto, tivemos os produtos que mais contribuíram para a diminuição do custo do cesto. Foi o caso do pão de 50 gramas, do leite longa vida integral e dos ovos.
Metodologia
O relatório apresenta a análise do custo do cesto básico, composto por 51 produtos divididos nos grupos de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha, além de cigarro e cerveja. As despesas do cesto básico correspondem, em média, a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de um a 21 salários mínimos.
A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete as escolhas tomadas pelas famílias.
O relatório completo está disponível no documento abaixo.
*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal