DESTAQUE

Publicações do Nautec ficam em segundo lugar na área de robótica

Pesquisas procuram a solução via robótica, automação e computação, de problemas reais da sociedade

Foto: Divulgação

O Grupo de Automação e Robótica Inteligente (Nautec) da FURG ficou em segundo lugar, em todo o país, no quesito publicações na área de robótica. A classificação foi uma iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais – que ficou em primeiro lugar no ranking e estimou a relevância da publicação brasileira em Computação nas diversas áreas do conhecimento nos últimos cinco anos.

Notícias Relacionadas

Para a diretora do Centro de Ciências Computacionais (C3) e pesquisadora líder do Nautec, Silvia Botelho, “este destaque é de extrema importância para o grupo, para Centro de Ciências Computacionais (C3), FURG e região. Ser o segundo grupo mais produtivo no Brasil é uma recompensa pelo trabalho sério, pela genialidade e dedicação dos nossos estudantes”, comenta ela.

Sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo, Sílvia conta que, “mais do que pesquisa, procuramos atuar buscando solução, via robótica, automação e computação, de problemas reais da sociedade, os quais necessitem de conhecimento avançado que só nas instituições de pesquisa e universidades pode ser obtido. Nosso objetivo, assim, passa também pela promoção do desenvolvimento da sociedade através da agregação de valor pelo conhecimento e incentivo ao empreendedorismo de nossos estudantes/pesquisadores”, aponta a pesquisadora líder do Nautec.

Nautec

O Nautec atua tanto em desenvolvimento científico, quanto tecnológico. No âmbito científico o grupo estuda metodologias associadas à robótica, automação e computação, envolvendo a inteligência artificial, a computação gráfica e o projeto de sistemas embarcados e dispositivos. As pesquisas envolvem aspectos relacionados à inteligência da máquina e a sua implementação eficiente.

Mais de 300 estudantes já passaram pelo grupo, totalizando mais de 50 projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em 15 anos de história. O grupo participa de atividades de extensão e divulgação científica envolvendo a robótica e a automação, tendo sido hexacampeão brasileiro de futebol de robôs e vice-campeão latino-americano. Empresas como Petrobrás, Yara Brasil, Altus SA, Vetorial Net e CEEE já foram parceiras do Nautec.

O envolvimento com a formação de pessoas da escola básica à Universidade é outro diferencial do grupo, destaca Sílvia. E essa aproximação será demonstrada no maior evento de robótica da América Latina, que vai receber desde estudantes do ensino fundamental até Universitários.

Robótica 2019

Durante o Robótica 2019 acontecerá a final da Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa nacional em Rio Grande, de 22 a 26 de outubro, no Cidec-Sul da FURG. O evento científico tem como objetivo divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências. E também é uma forma de, estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e com a formação de um mercado consumidor consciente, e, portanto, exigente para produtos tecnológicos, no país, nos próximos anos.

Informações sobre o evento podem ser acessadas no site . Para conhecer mais do Nautec acesse aqui.

 

 

Galeria

A foto mostra uma mesa com equipamentos de laboratório utilizados para pesquisas na área da computação e robótica.

Grupo de Automação e Robótica Inteligente

Divulgação