O Grupo de Estudos e Pesquisas em informação e Memória (Gepim) desenvolveu o projeto de pesquisa Glossário Ilustrado de marcas de proveniência, sob a coordenação da professora do curso de Biblioteconomia Márcia Carvalho Rodrigues. A produção visou estruturar um glossário ilustrado de tipos de marcas de proveniência bibliográfica e a sua publicação em acesso aberto.
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O Glossário
Segundo a professora coordenadora do estudo, Márcia Carvalho, o Glossário de Marcas de Proveniência é uma iniciativa inédita no Brasil. As marcas de proveniência existem desde o surgimento do livro. “Se tratando de um assunto relativamente novo, é esperado que existam dúvidas em relação a definições e usos de termos da área. Daí a importância da criação do Glossário, que além das definições traz também as formas equivalentes dos termos em espanhol, francês e inglês, apresenta ilustrações relacionadas ao termo definido para facilitar o seu entendimento, além de estabelecer relações entre os termos”, destaca.
Tendo em vista a ampla variedade de tipos de marcas de proveniência, bem como a escassez de recursos em língua portuguesa sobre o tema, propôs-se a elaboração de um glossário de tipos de marcas de proveniência, enriquecido com ilustrações.
Etapas de pesquisa
A fase 1 da proposta, desenvolvida entre os meses de janeiro e junho de 2021, teve como metas identificar as fontes, selecionar os termos (corpus inicial) e dar início à criação dos registros.
A fase 2 teve como metas finalizar o registro dos dados, tornar o Glossário público (disponível para consulta na Internet) e ampliar o corpus inicial. Essa fase teve início em de julho de 2021 e se estenderia até agosto de 2022, porém as duas primeiras metas da fase 2 foram concluídas e, em 22 de outubro de 2021, o Glossário foi disponibilizado ao público. A partir dessa data, o grupo prossegue trabalhando na ampliação do corpus inicial.
Os próximos passos da pesquisa são ampliar o corpus inicial do Glossário com 122 conceitos. Para dar seguimento ao trabalho de sistematização de seleção e definições de novos termos.
A equipe de pesquisa é composta pela docente Márcia Carvalho, da área de Biblioteconomia, Luise de Oliveira Rodrigues, bolsista de iniciação científica Fapergs e aluna do curso Biblioteconomia, Alissa Esperon Vian, mestranda em história, e Mariana Briese da Silva, mestranda em Letras na FURG.
*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval