FOTOGRAFIA

Parceria entre ILA e Secom buscará ampliar acervo de imagens da FURG

Universidade será retratada pela ótica de alunos e alunas do curso de Artes Visuais

Foto: Fernando Halal/Secom

O Instituto de Letras e Artes (ILA) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da FURG deram início, na manhã desta quinta-feira, a uma parceria que promete enriquecer o banco de imagens oficial da universidade de uma forma inédita.

Notícias Relacionadas

Através do projeto, cerca de 30 alunos e alunas da disciplina de Introdução à Fotografia irão percorrer os arredores do campus Carreiros ao longo do semestre, em busca da captura de um imaginário que busque sair do lugar-comum. Assim, toda a comunidade acadêmica e o público em geral poderão apreciar visualmente particularidades do campus rio-grandino, tais como a fauna e flora locais, refeições nos Restaurantes Universitários, o cotidiano nos laboratórios e o convívio nas Casas do Estudante Universitário.

Conforme explicou o secretário de Comunicação, Law Tissot, a integração entre Secom e ILA já vem de anos - dentro do Núcleo de Audiovisual da Secretaria, por exemplo, as vagas de estágio são invariavelmente ocupadas por acadêmicos do ILA. "Sempre defendemos que alguns espaços da universidade devem ser ocupados por estudantes de Artes Visuais", ponderou ele durante a reunião de apresentação do projeto, no Laboratório de Fotografia. "Na comunicação, trabalhamos muito com o factual, e nos 'atropelos' do dia a dia, às vezes não temos tempo de exercitar a poética. Com esse projeto, temos certeza de que essa lacuna será preenchida".

Para o professor Cláudio Azevedo, do ILA, as saídas de campo certamente serão bem aproveitadas pelas turmas. "Será uma oportunidade única para exercitarmos a experimentação através da prática", adiantou. Tão logo a reunião foi encerrada, no final da manhã, o primeiro grupo percorreu o trajeto compreendido do prédio do ILA até o Centro de Convivência. Sob a supervisão do professor, a turma foi aperfeiçoando o domínio das técnicas de fotografia, tais como foco, exposição, iluminação e enquadramento.

Quando estiverem de posse da Secom, as fotografias serão catalogadas com os devidos temas e créditos de imagem. Em seguida, ficarão à disposição das equipes do Núcleo de Artes Gráficas da Secom, a fim de ilustrar peças de redes sociais, e do Núcleo de Redação Integrada, para utilização em eventuais matérias jornalísticas. Também há a chance de serem veiculadas em peças de vídeo através do Núcleo de Audiovisual da Secom, e mais adiante em painéis físicos de eventos institucionais de tradição, como a Feira do Livro da FURG.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

 

 

Galeria

Universidade será retratada pela ótica de alunos e alunas do curso de Artes Visuais

Fernando Halal/Secom