O FM Café, tradicional programa jornalístico da FURG FM, com transmissão simultânea pela FURGTV e que em 2020 assumiu o formato de live às terças e quintas, às 13h, pela página da FURG no Facebook, agora está disponível em formato de podcast na aba Comunicação-Podcasts do furg.br.
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O FM Café já era disponibilizado, após a transmissão ao vivo, no canal da FURG no Youtube antes da pandemia e, em agosto, as lives passaram a contar também com reprise pela FURG FM, no horário tradicional, no dia seguinte das suas edições, mas é a primeira vez que, como programa de rádio, ganha um espaço voltado à fruição sonora na internet.
Surgimento da ideia e implementação
De acordo com Tammie, o projeto começou a ser pensado em dezembro do ano passado, passando em fevereiro desse ano por uma tentativa de fomento em edital estadual sem sucesso, mas permaneceu com a sua execução. Nas palavras dela, o objetivo da iniciativa é "oferecer ao público de rádio o conteúdo do programa da maneira como estavam acostumados a ouvir, mas na internet, constituindo um acervo de áudio dos programas transmitidos desde o início da pandemia de coronavírus, trabalhando aspectos como identificação e memória junto à comunidade e possibilitando alcançar também novos ouvintes".
Desde o mês de agosto, todos os programas no intervalo de maio de 2020 a julho de 2021 já ficaram disponíveis para apreciação, com o lançamento agora, incluindo as edições de agosto e setembro deste ano. Nesse sentido, Tammie destaca que "foi um grande esforço da equipe em ressignificar os processos e práticas jornalísticas, passando pela identidade visual, até preparar, programar e disponibilizar todo esse conteúdo para o público". Corroborando com essa ideia, a coordenadora de Comunicação da Secom, Lara Nasi, ressalta que "a iniciativa foi da equipe do programa, abraçada pela equipe de comunicação institucional para viabilizar a disponibilização".
Cenário comunicacional e reinvenções no programa
Com as transformações no cenário comunicacional e a evolução tecnológica, os podcasts surgem como uma ferramenta atrativa para os mais variados públicos, e o FM Café que antes já se reinventou, na mudança para um formato de lives na pandemia do coronavírus, faz novamente, ao tornar-se também um podcast. Segundo Lara, essa inovação explicita que a Secom "acompanha o cenário de convergência midiática e que sua preocupação é com a comunicação pública, com o diálogo com a comunidade, a partir das diferentes linguagens, reempacotando produtos tradicionais para que cheguem ao ouvinte de outras formas".
A disponibilização em áudios, na perspectiva de Tammie, valoriza a estética sonora e evidencia o potencial histórico e científico de programas jornalísticos a longo prazo. Como forma de comparação, ela lembra dos acervos dos jornais. A jornalista acrescenta que "é também uma forma de reconhecer a potência do rádio, que hoje ganha novos espaços com os podcasts, mas não deixa de ser rádio, além de valorizar a história de um programa que originalmente sempre foi radiofônico, mesmo hoje estando disponível em multiplataforma".
O objetivo é passar a publicar cada nova edição após a transmissão no Facebook a partir de outubro e seguir com o formato quando o retorno ao estúdio for possível.
*Estagiário de Jornalismo, na produção do programa, sob supervisão de Tammie Faria Sandri