Nesta terça-feira, 5, foi realizada mais uma reunião da Mesa do Grande Pacto pela Inovação. A ação, realizada no Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), consolidou mais um avanço para o ecossistema de desenvolvimento da cidade. Durante o encontro, que contou com membros do Board, os participantes fizeram a votação e aprovação dos projetos inscritos no último edital, voltado ao desenvolvimento da economia azul na cidade.
Começa a primeira edição de 2026 da ADD
LeME Kids inicia formação com escolas de Rio Grande e integra iniciativa nacional de destaque
Joselma Noal é escolhida patrona da 51ª Feira do Livro da FURG
Em sua fala, a reitora Suzane Gonçalves destacou a importância do encontro como um espaço coletivo para pensar estratégias que possam promover não só novas oportunidades para o município, mas também reforçar o pertencimento ao território, por meio de boas práticas de gestão e interação com o setor produtivo.
“Todos que estão aqui, assim como aqueles que já participaram desse processo, compartilham do mesmo propósito: contribuir para o desenvolvimento do nosso município e, consequentemente, da região sul”, afirmou. Suzane também enfatizou a necessidade de ampliar a compreensão da sociedade sobre o papel do Pacto, ressaltando a importância do trabalho em rede dentro de um ecossistema que integra atores da quádrupla hélice, composta pela academia, sociedade civil, poder público e setor empresarial.
“É fundamental que a sociedade entenda o que é o Pacto e a importância de atuarmos de forma integrada. Nosso intuito é justamente fortalecer esse ecossistema colaborativo”, completou.
O gerente da Regional Sul do Sebrae/RS, Ciro Vives, também ressaltou a importância do pacto para a região, e, durante sua fala, relembrou o histórico de construção do grupo ao longo dos últimos anos. “Estamos trabalhando com o objetivo de tornar Rio Grande uma referência em economia azul, aproveitando o enorme potencial que a nossa região possui nesse campo”, destacou.
Na ocasião, Ciro apresentou os principais eixos estratégicos que orientam as ações do Pacto, incluindo governança, formação e retenção de talentos, comunicação e fortalecimento do ambiente de empreendedorismo e inovação. “Precisamos fortalecer a governança, atrair e reter talentos, ampliar a comunicação para além dos espaços onde já estamos e criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, com menos burocracia e mais incentivo à inovação”, pontuou.
Para os membros do grupo, a reunião evidenciou a importância da articulação entre instituições e agentes locais, consolidando o Grande Pacto da Inovação como um espaço de conexão entre ideias e soluções práticas. A expectativa é que, com a aprovação dos projetos selecionados, essas ações possam contribuir diretamente para a dinamização econômica e social do município.
Com mais essa etapa concluída, o Pacto segue avançando na missão de transformar propostas em ações concretas, ampliando oportunidades e fortalecendo o ecossistema de inovação em Rio Grande.