Coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), o processo de Avaliação Docente pelo Discente (ADD) é uma das importantes ferramentas da instituição para a melhoria do ensino na universidade. A atividade recolhe percepções da comunidade discente a respeito das disciplinas semestrais e anuais dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e EaD da FURG em dois momentos durante o ano: 1º e 2º semestres letivos. Os resultados compilam os dados obtidos durante as duas etapas da consulta e já se encontram disponíveis para a comunidade universitária por meio do Sistemas FURG.
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A Coordenação de Curso visualiza todas as informações dos docentes que ministraram aula no seu curso e a Direção das Unidades Acadêmicas têm acesso as informações de todos os docentes da sua unidade. Além disso, a comunidade pode conferir os resultados graficamente na página da Avaliação Institucional, disponível clicando aqui.
Resultados
De acordo com a CPA, o primeiro dado que chama atenção obtido nesta edição é a constatação do aumento na nota média geral dos professores da universidade, passando de 7,87 em 2012 para 8,86 em 2023. Na análise por questão, os aspectos melhores avaliados foram o tratamento respeitoso dos docentes com os estudantes em sala de aula; o plano de ensino e o conhecimento e atualização do conteúdo; enquanto o aspecto pior avaliado foi em relação ao incentivo à participação em atividades extracurriculares.
Outra informação destacada pela CPA compreende que, na comparação das médias por nível e modalidade de curso, verificou-se que as maiores média foram obtidas nos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), e que os cursos EaD tiveram uma avaliação mais baixa em comparação com os cursos presenciais nos mesmos níveis.
A Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) e a CPA, juntamente com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) vem estimulando as unidades acadêmicas a debaterem internamente os resultados da ADD para que a melhoria na atuação do professor em sala de aula possa alcançar toda comunidade docente.
Ainda segundo a coordenação da avaliação, o processo é muito importante para a comunidade discente, não apenas na visualização dos resultados, mas também para tomar conhecimento de como a Unidade Acadêmica do seu curso trata os dados obtidos e quais medidas a gestão utiliza para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Sobre a avaliação
A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino na universidade, por meio da análise por parte dos discentes de aspectos positivos e a melhorar do desempenho docente. A participação neste processo de consulta requer que o estudante esteja devidamente matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da FURG, presencial ou EaD.
A avaliação consiste em um formulário online de perguntas e respostas, no qual os dados de preenchimento são computados e enviados para compor o relatório gerencial de cada curso; posteriormente, essas informações são enviadas às coordenações. Além das questões objetivas, o questionário abre espaço para sugestões e comentários, de preenchimento opcional. É importante ressaltar que a identidade dos estudantes não é divulgada, constituindo-se como um processo anônimo.
O propósito do processo é instrumentalizar os professores, coordenações de curso e direções acadêmicas no sentido de criar mecanismos para contribuir com a melhoria na relação docente–discente e na práxis do processo de ensino-aprendizagem.