MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA

Abertura da 21ª MPU é marcada pela volta da presencialidade

Com destaque para o ensino, edição tem como tema: “Educar em tempos de (in) certezas: transgredir, ousar, esperançar”

Na manhã desta quarta-feira, 19, ocorreu a abertura da 21ª Mostra da Produção Universitária, no Cidec Sul, no campus Carreiros da FURG. Após dois anos de atividades totalmente remotas, a MPU desta edição acontece de forma híbrida, com abertura presencial, apresentação de trabalhos online e síncronos e oficinas nas duas modalidades, presenciais e online.

Notícias Relacionadas
Participaram da abertura do evento o reitor em exercício da FURG, Renato Duro Dias; a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Leandro Bugoni representando a Propesp; o diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, André Lemes representando a Proexc; a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Danúbia Espíndola e a técnica administrativa em educação e coordenadora da 21ª MPU, Lilian Silva Ney.

A coordenadora deu as boas vindas agradecendo aos presentes e citou os escritores Bell Hooks e Paulo Freire que serviram de inspiração para o tema dessa edição – “Educar em tempos de (in) certezas: transgredir, ousar, esperançar”. Lilian falou da educação como resistência, do fazer educativo com vistas à autonomia do sujeito, “quando pensamos um lugar de produção do conhecimento como é a nossa MPU, o protagonismo dos sujeitos, a cidadania política e a sala de aula como possibilidade de aprendizado que não é unilateral e sim compartilhado com os diferentes saberes, estamos falando de educação como prática da liberdade. Assim nós convidamos a todos, todas e todes a saborear essa MPU, que retorna viva e forte após dois anos pandêmicos, em vários sentidos, com o compromisso de uma educação filosófica na qual nada fica de fora: a vida, o amor, os sentimentos”.

Em seguida a pró-reitora de Graduação, Sibele Martins fez uso da palavra enaltecendo as pró-reitorias envolvidas com a organização da MPU mencionando a presença da pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação que inicia sua participação no evento através do 1º Congresso de Inovação. “Quem participada da organização da Mostra sabe que é um ano de muito trabalho. E neste podemos voltar a fazer abertura presencial, que nos dá outro ânimo. Assim, gostaria de agradecer a cada um de vocês que se disponibilizaram em estar aqui hoje. E dizer da nossa satisfação de homenagear o ensino nesses tempos de incertezas que vivemos. Mas temos uma certeza, continuaremos defendo essa universidade para que ela continue pública, gratuita e de qualidade. Desejo uma excelente MPU e que a gente possa estar nesses três dias mostrando nossa produção de uma universidade que não ficou fechada durante a pandemia”, enfatizou Sibele.

Homenagem

A homenageada dessa edição foi a professora Debora Pereira Laurino, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef). A trajetória de 30 anos da docente foi lembrada, destacando seu perfil profissional, humano e dedicado às áreas do ensino, pesquisa e extensão. O reconhecimento se deu pela dedicação a universidade, em especial por ser uma referência inspiradora no campo do ensino universitário. “Nossa homenageada é alguém muito especial para a FURG, nós reconhecemos sua contribuição para a universidade, é uma honra e alegria tê-la como docente da instituição e poder fazer essa homenagem a essa docente engajada e comprometida com as transformações e inovações da docência”, declarou o reitor em exercício, Renato Duro Dias.

Debora Laurino agradeceu o reconhecimento e a presença de todos, de forma presencial e online, “é com muita alegria que recebi esse convite para estar na Mostra de Produção Universitária conversando um pouco sobre esse presente, que a comissão organizadora do evento me deu, que é o título dessa MPU. É um presente porque, estar na educação com certezas e (in) certezas, transgressões, ousadia e esperança , é realmente um tema que me encanta e que faz parte da minha caminhada. Eu tenho muito orgulho de pertencer a FURG, de ter me formado aqui e de conviver nessa instituição desde minha infância. É um privilégio que eu recebi e sou grata”, confessou emocionada a professora.

MPU e a importância da universidade

Em sua fala o gestor da universidade reafirmou a satisfação em poder participar da abertura da MPU de forma presencial, e disse que ”sabemos da importância desse evento para nós, e por isso, gostaria de parabenizar a organização pelo belo e dedicado trabalho para a realização da 21ª Mostra da Produção Universitária”. O reitor em exercício ressaltou a importância da participação dos estudantes, pesquisadores e extensionistas que formam os mais de 2.400 trabalhos apresentados ao longo da MPU. “É uma riqueza de temas, estudos, de investigações e de ações que reverberam na comunidade de projetos indissociáveis que envolvem a extensão, a inovação e a cultura. Esses temas estarão disponíveis em oficinas, atividades e apresentações, e isso é uma riqueza que representa sobretudo o papel que a universidade pública vem desempenhando ao longo de muitos anos”, afirmou Renato Duro Dias.

O reitor em exercício aproveitou para reforçar o papel das universidades públicas, “é uma lastima ser dito por algumas pessoas que as universidades públicas no período da pandemia fecharam. Isso não é verdade, as universidades públicas trabalharam muito, nós sabemos quanto nossos hospitais universitários ajudaram quanto nossos professores contribuíram com estudos. A FURG através de vários institutos, não só a área da saúde, realizaram iniciativas para a comunidade, defendo a vida das pessoas. As universidades continuaram fazendo aquilo que mais sabem fazer, defender a ciência e produzir o conhecimento. Porém, têm pessoas que não reconhecem esse grande trunfo que é a universidade pública brasileira. Então, esse evento, com esse conjunto de atividades e ações representa esse compromisso e comprometimento”.

Renato encerrou sua fala enfatizando que “a MPU é um evento que resgata e apresenta a potência do que é uma universidade pública, gratuita, inclusiva, laica e socialmente referenciada”.

Palestra e atividade cultural

Após a abertura oficial do evento, a professora homenageada Debora Laurino proferiu a palestra “Dando voltas com nossas certezas e (in) certezas no educar”. Logo após houve momento cultural com a apresentação a artivista e estudante de música popular, da Universidade Federal de Pelotas, Leu kalunga acompanhada do também estudante e violonista André Ferreira.

Quem esteve no Cidec também pode conferir a exposição “Mostra das Mostras”, realizada pelo Núcleo de Memória da FURG, com a exposição de objetos, certificados, logo e homenageados das edições anteriores da MPU.

A 21ª Mostra da Produção Universitária segue até essa sexta-feira, 21, com apresentações de trabalhos e oficinas distribuídas entre os campi Carreiros, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e unidade Saúde.

 

 

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.

 

Galeria

Com destaque para o ensino, edição tem como tema: “Educar em tempos de (in) certezas: transgredir, ousar, esperançar”

Fernando Halal/Secom