EXPERIÊNCIA

Festival de Artes Corporais e Seminário de Pesquisa em Educação Física iniciam na FURG

Eventos seguem até quinta-feira, 13 de junho

Foto: Fernando Halal/Secom

As atividades do 9º Festival de Artes Corporais do Rio Grande – El Sur del Sur e 3º Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Danças (Sepefid) iniciaram na manhã desta quarta-feira, 12, no Cidec-Sul do Campus Carreiros.

Notícias Relacionadas

A oficina “Literatura: da imagem ao movimento”, foi ministrada por Augusto Lima. O coreógrafo, formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre sua trajetória e os espetáculos que organizou. Após, ministrou uma aula prática de leitura e percepção de imagens. De acordo com ele, “às vezes, para se trabalhar com movimento, é necessário usar imagens”. Encerrando a oficina, os presentes puderam transformar as imagens em movimentos.

Durante esta quarta-feira, foi realizada a intervenção “Takuapi”. A proposta sustenta uma prática de interação ampla do corpo e espaço.

Um dos organizadores do evento, Symom Hoffmann, acredita que a ação é importante para dar visibilidade aos grupos da região. “Poucos espaços oferecem este tipo de atividade, então essa é uma oportunidade para as pessoas mostrarem o seu talento em um evento que é aberto ao público”, comentou.

Leila Finoqueto, docente do curso de Educação Física e idealizadora dos eventos, explicou que o festival nasceu da ideia de uma mostra de propostas desenvolvidas no curso. “É interessante para os alunos terem essa experiência de palco”, falou Leila. A docente também comentou que o Sepefid se propõe a discutir qual o espaço da dança na Educação Física.

Os eventos contam com a parceria da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da FURG e do Sesc. De acordo com Leila, as parcerias se tornam de grande importância para a realização e suporte do evento.

Programação

Dando continuidade à programação do festival e do seminário, nesta tarde, além das apresentações de trabalhos, será realizada a oficina de Dança Criativa, com Denise Costa, e uma vivência de yoga. Às 19h ocorrerá a mesa de abertura do evento e o 9º Festival de Artes Corporais do Rio Grande – El Sur del Sur.

A manhã de quinta-feira, 13, iniciará com a oficina “Contempurbano”, com Driko Oliveira. As oficinas “Improvisação e Dança” e “Candombe” acontecerão às 14h e às 16h, respectivamente. Será realizada uma apresentação do grupo de Afoxé, bem como o espetáculo “Acuados”. A noite encerrará com a oficina de dança de salão, boleros e milongas.

 

 

Galeria

Festival de Artes Corporais e Seminário de Pesquisa em Educação Física no Cidec-Sul

Fernando Halal/Secom