As atividades da 2ª edição da Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FURG (Semeia) iniciam neste sábado, 5, às 20h, com a edição especial do programa Janela Musical, com a participação do cantor, compositor e produtor musical, Douglas Borges. Na próxima segunda-feira, 7, às 9h30, acontece a abertura oficial do evento – em caráter remoto -, com a participação do Reitor da universidade, Danilo Giroldo, o secretário de gestão ambiental da FURG, Cleber Palma; e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Fábio Scarano, responsável pela palestra “Sustentabilidade: Convergências e Diálogos”, subsequente à cerimônia. Toda transmissão acontece, ao vivo, pelo canal da FURG no Youtube.
FURG promove mais um Sabadou neste final de semana
Projeto Recitatio convida para sarau literário Fronteira(S)
Semana Acadêmica Integrada do Iceac ocorre entre 13 e 17 de abril na FURG
Para o recebimento de certificados, interessados deverão realizar inscrição para o evento clicando aqui
Realizada pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental da FURG (Siga), a iniciativa teve a sua primeira edição vinculada ao cinquentenário da universidade, em 2019. Na oportunidade, foram propostas uma série de atividades voltadas para pensamento acerca da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, dentro e fora dos espaços acadêmicos. Em 2021, após um ano em medidas de isolamento social e de prevenção a aglomerações impostas pelo contexto pandêmico, a ação retorna, em caráter virtual, para propor novas reflexões e atividades quanto ao tema.
Programação
Composta por nove palestras já confirmadas – além das duas ações anteriormente mencionadas -, a Semeia traz uma série de professores e pesquisadores de instituições de todo Brasil para conversar sobre sustentabilidade e meio ambiente até o dia 11 de junho. A programação do evento contou, também, com colaborações de diferentes unidades da FURG. Confira a seguir os eventos que compõe a Semeia na íntegra:
Segunda-feira, 7, às 14h – Palestra: Cidades resilientes: urbanismo adaptativo e infraestrutura verde/azul frente as mudanças climáticas; com Renato L. S. Anelli (USP – São Carlos)
Terça-feira, 8, às 9h30 – Palestra: O Sistema de Gestão Ambiental da FURG; com Danilo Giroldo, Cleber Palma, Daniel Costa (Pró reitoria de infraestrutura), e Emeline Gusmão (HU-FURG/Ebserh)
Terça-feira, 8, às 15:30h – Palestra: Experiências de Sistemas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Universidades; com Marcus Arantes (UNIFESP) e Tercio Ambrizzi (USP)
Quarta-feira, 9, às 9h30 – Palestra: Educação como Elo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; com André Lemes (Pró-reitoria de Extensão e Cultura/FURG);
Quarta-feira, 9, às 14h – Palestra: A gestão Ambiental em Hospitais; com José Volnei Lopes (Grupo Hospitalar Conceição);
Quarta-feira, 9, às 16h - Palestra: Desafios globais na operacionalização dos indicadores de saúde da Agenda 2030; com Rômulo Paes de Souza (Fiocruz)
Quinta-feira, 10, às 16:30h – Palestra: Sustentabilidade e Transformação Social: Rumo à Agenda 2030; com Marta de Azevedo Irving (UFRJ)
Sexta-feira, 11, às 9h30 – Palestra: A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos; com Aliny Pires (UERJ)
Sexta-feira, 11, às 14h – Palestra: Ações do PAN Lagoas do Sul e do Panexus na Planície Costeira do Sul do Brasil – caminhos para sustentabilidade; com Walter Steenbock (ICMbio/Cepsul) e Gabriela Coelho de Souza (UFRGS).