FURG sediou a oficina de elaboração do Plano de Manejo da Esec do Taim

As atividades da oficina do Plano de Manejo da Estação Ecológica do Taim aconteceram no Cidec-Sul, da FURG, entre os dias 27 e 31 de agosto, e foram conduzidas pela equipe do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio). O apoio da FURG foi mais uma iniciativa do Núcleo de Representação em Colegiados Ambientais (NuRCA), que foi implantado pelo Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental (CD-SGA). O encontro resultou em uma proposta de plano a ser finalizado nos próximos meses.

A coordenadora da equipe e analista ambiental da ICMbio, Desiree Barbosa da Silva, agradeceu a acolhida e elogiou o intenso envolvimento da universidade neste processo. Já o secretário da SGA, Cleber Palma, disse que a iniciativa “reforça a integração da universidade com a comunidade e contribui para um desenvolvimento regional ambientalmente sustentável”.

Pelo ICMbio, ainda estiveram presentes o Coordenador da Região Sul, Henrique Ilha, e o chefe da Estação, Caio Eichenberger, com sua substituta Ana Carolina Canary, todos eles ex-alunos da FURG. Participaram da oficina representantes do Conselho Consultivo da Estação, representantes de produtores do entorno, e pesquisadores do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Pelotas(UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), das unidades de conservação da região, do Comitê de bacias Mirim – São Gonçalo, e da Prefeitura do Rio Grande. Os pesquisadores da FURG convidados a participar foram os doutores Cleber Palma, Edélti Albertoni, Fernando Quintela, Samantha Martins, e Ubiratã Jacobi do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e João Vieira do Instituto de Oceanografia (IO). 

 

Assunto: Arquivo