Cenpre completa 29 anos nesta segunda-feira, 20

Com a preocupação de tratar questões relacionadas às drogas, o Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre) completa 29 anos nesta segunda-feira, 20. O Programa Educativo e Preventivo sobre Drogas iniciou sua trajetória com um grupo de professores e técnicos lotados no antigo  Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF), da FURG, que tinham como objetivo tratar a questão da prevenção através da educação. Assim, as intervenções que eram planejadas para Rio Grande logo atingiram São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí e Pelotas, além do Uruguai e da Argentina.

O programa logo receberia financiamentos do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/RS), Secretarias, Ministério da Educação, Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), da Embaixada Americana no Brasil e da Organização dos Estados Americanos. Além disso, o programa, reconhecido por sua capacidade técnica, tornou-se um Centro de Referência em Formação de Recursos Humanos (CRR) na área de dependência química da Senad. O Cenpre mantém um curso de especialização na área e oferece diversos cursos de extensão universitária, além de tratar, ambulatoriamente, dependentes químicos e seus familiares. Também recebe estagiários e desenvolve pesquisa epidemiológica.

O Cenpre completa 29 anos de muito trabalho para vencer as dificuldades de se manter atualizado e uma referência para a comunidade. 

 

Assunto: Arquivo