Núcleo Educamemória celebra 10 anos de parceria com escola em São Lourenço do Sul 

O Núcleo Educamemória, do Instituto de Educação (IE) da FURG, participou das festividades de 10 anos de ação educativa-escolar da Escola Martinho Lutero, em Santa Augusta, São Lourenço do Sul. A escola e o núcleo têm parceria firmada deste 2008 e atuam no processo de registro da memória da cultura local dos Povos e Comunidades Tradicionais de longo prazo.

A partir da parceria, os processos de extensão-ensino-pesquisa-formação tematizaram a cultura local e a agricultura familiar, as memórias e os sabores da colônia, as mãos e o trabalho, as festas e os ritos comunitários, os direitos de língua materna, a paisagem e o mundo da casa, gênero e papéis sociais da mulher no mundo camponês. Essas ações de rodas de diálogos propuseram um espaço didático-educativo-pedagógico denominado Pomervida.

No tempo de ação compartilhada entre escola-universidade, a comunidade envolveu-se em processos identitários de promoção da cultura local, exercitando um processo de reinvenção cultural, produzindo estratégias de visibilidade e impactou nas políticas públicas de direitos humanos e de Povos e Comunidades Tradicionais.

Educamemória e História Oral

O Núcleo Educamemória participou do 14º Encontro Nacional de História Oral, organizado com o tema História Oral e a expansão do registro audiovisual, em maio deste ano. Neste espaço, o professor Carmo Thum, da FURG, coordenou em parceria com professor Walter Nunes, da Universidade de Brasília (UNB), o grupo de trabalho “29 Povos e Comunidades Tradicionais: artimanhas das imagens nas reconstruções de memórias e histórias”, debatendo sobre 15 trabalhos de abrangência nacional.

Fotos: arquivo Secom

 

Galeria

Assunto: Arquivo