FURG recebe novo comandante do 5° Distrito Naval da Marinha do Brasil

A FURG recebeu na tarde desta segunda-feira, 2, a visita do novo comandante do 5° Distrito Naval da Marinha do Brasil, vice-almirante José Renato de Oliveira. Além de uma reunião com a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, com o vice-reitor, Danilo Giroldo e pró-reitores, o comandante conheceu o Campus Carreiros e, especialmente, as instalações da Estação de Apoio Antártico (Esantar), a partir do diretor, professor Paulo Munhoz.

Empossado em dezembro de 2017, o vice-almirante José Renato de Oliveira recebeu informações sobre as estruturas da universidade em Rio Grande e nos campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. O Parque Científico e Tecnológico da FURG - Oceantec foi apresentado como um dos potenciais em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica da universidade.

A reitora Cleuza Dias ressaltou que o Ministério da Educação indica há mais de dez anos a FURG para compor a Comissão Interministerial para Recursos do Mar (CIRM) – que tem a finalidade de coordenar os assuntos relativos à consecução da Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM). “A FURG possui participação em uma série de programas para Ciências do Mar. Por isso, a aproximação da instituição com a Marinha do Brasil é tão importante. A universidade atua fortemente na integração do ensino, pesquisa e extensão com o foco nos ecossistemas costeiros e oceânicos”, enfatizou.

O vice-reitor, Danilo Giroldo, salientou a importância de intensificar a relação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) com o escritório da Marinha do Brasil que existe na universidade, com militares destacados para aproximar grupos de pesquisa das demandas de inovação da Marinha. E, também, a possibilidade de integração com o Parque Científico e Tecnológico da FURG – Oceantec. “A Marinha do Brasil tem estruturas de pesquisa espalhadas por todo país. E o parque tecnológico com a vocação que possui, com cinco hectares, traz a possibilidade de juntos começarmos a trilhar um caminho”, afirmou.

Entre os temas tratados no encontro está a atualização do convênio histórico entre a FURG e a Marinha do Brasil. Estiveram presentes na reunião o Capitão-Tenente Assistente, Moisés Mendes Ferreira; o pró-reitor de Infraestrutura, Marcos Amarante; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado; o pró-reitor de Graduação, Renato Duro e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Mozart Martins Filho.

Visita à Esantar

Acompanhado da reitora Cleuza Dias e do professor Paulo Munhoz, o comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira conheceu as instalações da Esantar.  A visita foi feita no momento em que eram descarregadas mais de 80 andainas - bolsas com vestimentas especiais para uso no frio – que estavam a bordo do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, em missão de seis meses no Continente Antártico. O navio atracou no porto de Rio Grande no último sábado, 30. 

A FURG é a primeira e única instituição pública de ensino superior a fazer a logística do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), desde 1983. A Esantar é responsável pela guarda, manutenção, aquisição, distribuição e controle de materiais enviados para navios, refúgios, acampamentos e a Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz. O diretor da Esantar enfatizou que o trabalho executado na FURG não é apenas técnico, mas também de educação. “Temos uma sala de instruções, programações feitas regularmente para visitação de crianças e adolescentes de escolas e universidades de todo o Rio Grande do Sul”, disse.

A frota de embarcações da FURG também foi apresentada ao comandante do 5° Distrito Naval e inclui o Navio de Pesquisa Atlântico Sul, a lancha Larus, botes e, desde agosto de 2017, o navio Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar I - financiado pelo Ministério da Educação (MEC) ao custo de R$ 45 milhões, com projeto liderado pela FURG, que prevê a entrega de outros três navios para diferentes regiões do Brasil. 

Ao fim da visita, o comandante do 5° Distrito Naval recebeu dos funcionários uma placa de agradecimento pela primeira visita à Esantar. 

Fotos: Stefanie Herz

 

Assunto: Arquivo