Palestra aborda bem-estar psicológico e desafios da vida universitária

“Bem-estar psicológico e os desafios da vida universitária” é o tema da palestra ministrada pelo coordenador do Centro de Atendimento Psicológico (CAP) da FURG, Lucas Silva, no próximo dia 4, às 18h, no auditório do pavilhão 6. Com o intuito de abordar estratégias sobre como lidar com a rotina universitária, a atividade é destinada especialmente ao público discente e propõe uma discussão importante a todos que vivem a universidade.

Promovida pela Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), e pelo Centro de Estudos Psicológicos (CEP-RUA), do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), a conversa com estudantes integra um ciclo de palestras que vem sendo desenvolvido desde 2017 e que ao longo deste ano irá contemplar diversos cursos de graduação. Nesta quarta-feira, 28, as Engenharias recebem a palestra no miniauditório da Escola de Engenharia, anexo ao prédio 2.

Por uma vivência universitária saudável

De forma continuada e em diferentes instâncias, ocorrem na FURG ações voltadas ao bem-estar da comunidade acadêmica, consolidando uma rede de atenção à saúde das pessoas que fazem a universidade e de valorização da convivência solidária. A Prae mantém um serviço de acolhimento, triagem e atendimento psicossocial permanente aos estudantes. Na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) cuida da agenda de promoção à saúde dos servidores.

Articulado à Prae e à Progep, o CAP, oferece psicoterapia individual e em grupo a estudantes de graduação e pós-graduação, a técnicos administrativos e a docentes. Em abril, iniciam no CAP as sessões semanais do “Grupo de Ansiedade entre Universitários”. O projeto “CEP na CEU’s”, do CEP-RUA, continua atendendo em 2018 os residentes das Casas dos Estudantes da FURG com oficinas, palestras e rodas de conversa. Além dessas iniciativas, as unidades acadêmicas também têm proposto ações semelhantes em conjunto com a Prae, destaca a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério.

Para a reitora Cleuza Dias, “ações como essas devem pertencer ao Programa de Desenvolvimento do Estudante (PDE), estimulando a formação integral, fundamental para a realização plena do estudante”.

Para lidar com o luto

Recentemente, a FURG comunicou com pesar o falecimento de um de seus estudantes. O desaparecimento seguido da perda de Lucas Camargo de Britto, do 4º ano de Engenharia Naval, mobilizou e comoveu a universidade, fazendo emergir o tema no contexto universitário. Os espaços especializados de amparo e suporte da universidade, em casos como esse, concentram esforços para auxiliar quem precise de atendimento psicológico imediato, além da atuação preventiva que normalmente têm. Aos colegas do estudante, o CAP oferece acolhimento em grupo. O agendamento pode ser feito na secretaria e pelo telefone 3293 5234.        

 

Assunto: Arquivo