FURG promove formação de professores alfabetizadores pelo Pnaic

Pela primeira vez, a FURG realiza até esta sexta-feira, 16, a formação de professores pelo programa Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – compromisso assumido nacionalmente para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.

O convite para que a universidade integrasse a formação do programa partiu da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS). Os professores inscritos são de municípios de abrangência da 18° Coordenadoria Regional de Educação (CRE): Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. O programa prevê três encontros presenciais e atividades à distância.

“Serão 100 horas de formação para um grupo de formadoras locais. E essas formadoras locais farão 100 horas de formação com os professores no seu município. São professores alfabetizadores, da pré-escola e professores do Programa Novo Mais Educação – criado pelo Ministério da Educação (MEC) para melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, na ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes”, disse a coordenadora de Formação Pnaic, na FURG, professora Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.

A reitora Cleuza Maria Sobral Dias participou do início das atividades de formação. Como alfabetizadora, destacou a importância do aperfeiçoamento e engajamento dos professores, para acompanhar os desafios da educação. “Será um trabalho de muita força, especialmente por todos os saberes que vocês, colegas, professoras, trazem para os encontros, socializam e discutem. A alfabetização é um processo de grande complexidade e precisa evoluir, ainda mais com a disponibilidade de novas tecnologias. É preciso conhecimento e formação permanente para ser professor. Não basta gostar de criança e gostar de ensinar”, enfatizou a reitora.

Estavam presentes na abertura oficial da formação o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado; a diretora de Extensão, Carla Amorim; o superintendente de Educação da Secretaria de Município da Educação, Felipe Alonso; diretora do Instituto de Educação (IE), Maria Renata Alonso Mota; a secretária da Educação de Santa Vitória do Palmar, Janaína Souza; a coordenadora Regional do Pnaic e representante da 18° CRE, Mariangela Guterres.

Formação no Campus Santo Antônio da Patrulha

O Campus de Santo Antônio da Patrulha, da FURG, será mais um polo de formação do Pnaic. Na próxima quinta-feira, 22, aproximadamente 250 professores dos municípios de abrangência da 11ª CRE, em Osório; da 4ª CRE, em Caxias do Sul; 28° CRE, em Gravataí, e da 23° CRE, em Viamão participarão das atividades. Serão mais de 50 municípios representados . Além da estrutura do campus, a Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha está apoiando a formação.

Formação em Rio Grande

Março: 15 e 16

Abril: 12 e 13

Maio: 28, 29 e 30

Formação em Santo Antônio da Patrulha

Março: 22 e 23 

Abril:19 e 20 

Maio: 16,17 e 18

Fotos: Daniel Correa

 

Galeria

Assunto: Arquivo