Diálogo, formação e troca de experiências marcam Seminário Institucional do Pibid

Na última quinta-feira, 23, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da FURG promoveu o Seminário Institucional, em comemoração aos 10 anos do programa. Com o tema “Pibid FURG: 10 anos de formação acadêmico profissional”, o seminário discutiu a formação de estudantes dos cursos de licenciatura, professores, supervisores e coordenadores responsáveis institucionalmente pelo programa.

Na cerimônia de abertura, a docente Elaine Pereira, coordenadora institucional do programa, comentou a atuação do programa durante os 10 anos. “Nós somos comunidades aprendentes de professores, que aprendemos com o outro porque conversamos, dialogamos, temos uma formação horizontal”, comentou.  Mesmo com a descontinuidade do programa no próximo ano, Elaine ressalta a relevância do legado trazido pelo Pibid: “o edital se fecha agora em fevereiro de 2018, mas o que nós fizemos ninguém apaga. Porque o que se trilha é caminho, e este caminho está nas nossas produções: nas nossas teses que falam sobre o Pibid, nas nossas dissertações, nos nossos tccs, nos nossos álbuns”.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, André Lemes, 21 escolas da rede municipal de ensino têm estudantes do Pibid inseridos em suas atividades, fato que qualifica tanto a comunidade escolar como o processo de formação de docentes. Ao se dirigir diretamente aos estudantes presentes, o secretário destacou a importância da qualificação da formação inicial de professores:  “ao colaborar com o desenvolvimento de nossas escolas, vocês aprendem mais. Por isso que esse programa foi criado, para que o estudante aprenda mais da profissão que escolheu”, afirmou. 

Participaram também da mesa de abertura o pró-reitor de Graduação, professor Renato Dias, e a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janete Pinto. Durante o evento, foram realizadas palestras, debates, atividades culturais, mostra de subprojetos e o lançamento do livro “Narrativas na Docência: a formação acadêmico-profissional em exercício”. O seminário também refletiu sobre o desenvolvimento de atividades pedagógicas em escolas de ensino básico, investindo na valorização do magistério e contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira, reforçando a continuidade e importância do Pibid FURG.

Campanha Fica Pibid

Para reforçar a importância e lutar pela continuidade do programa nas instituições federais de ensino, foi criada a campanha “Fica Pibid”. A campanha iniciou no dia 19 de outubro com uma caminhada dentro do Campus Carreiros, até a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com os estudantes participantes do programa. No dia 26 de outubro, em manifestação no Largo Dr. Pio, o grupo realizou ações de panfletagem e deu início ao abaixo-assinado que, posteriormente, foi enviado ao Fórum de Coordenadores Institucionais Pibid (Forpibid). Durante o processo, foram coletadas 1834 assinaturas contra a descontinuidade do Pibid.

No dia 31 de outubro, coordenadoras de área do Pibid reuniram-se com a reitora Cleuza Dias, a fim de entregar uma carta solicitando o encaminhamento da demanda para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao pró-reitor Renato Dias também foi entregue carta com encaminhamento ao Fórum de Pró-Reitores de Graduação.

Fotos: Natália Lavall

Arquivos

Carta ao Pró-reitor

Carta à Reitora

Dados Abaixo-assinado

Panfleto

 

Assunto: Arquivo