Doutorando do PPG em Ciências Fisiológicas tem trabalho premiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

O doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas da FURG, Michael González-Durruthy, obteve segundo lugar na categoria produção acadêmica na primeira edição do Prêmio Métodos Alternativos, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O anuncio foi realizado no dia 10 de novembro, através do site da Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama). Michael irá participará da cerimônia de premiação no dia 29 de novembro no MCTI, em Brasília. A Renama visa, entre seus vários objetivos, promover a adoção de métodos alternativos ao uso de animais nas atividades de ensino e pesquisa.

O trabalho intitulado “Decrypting Strong and Weak Single-Walled Carbon Nanotubes Interactions with Mithochondrial Voltage-Dependent Anion Channels Using Docking and Perturbation Theory", sob orientação do professor José Monserrat do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e com participação dos pesquisadores Adriano Werhli, Vinicius Seus, Karina Machado, Alejandro Pazos, Cristian Munteanu e Humberto Díaz, foi publicado na revista Scientific Reports, que difunde trabalhos multidisciplinares de acesso aberto e é publicada pelo grupo editor da Nature.

 

Sobre o trabalho

O trabalho utilizou a metodologia de aplicar técnicas de computação para predizer potenciais interações entre nanomaterias de carbono (nanotubos) e proteínas mitocôndrias. Desta forma o estudo permite avaliar alvos potenciais dos nanomateriais numa organela de fundamental importância como é a mitocôndria. A vantagem desse tipo de abordagem é que permite identificar potenciais mecanismos de ação dos nanomateriais de carbono, reduzindo em muito os bioensaios e a quantidade de organismos utilizados.

 

Assunto: Arquivo