Reitora trata de expansão do Campus Santo Antônio da Patrulha e de assuntos orçamentários em Brasília

Acompanhada do pró-reitor de planejamento e administração, Mozart Martins Filho, a reitora da FURG, Cleuza Dias, esteve em Brasília no último dia 9 em reunião com o diretor de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Mauro Rabelo, do Ministério da Educação (MEC). Na pauta do encontro, a liberação de vagas de docentes e técnicos administrativos em educação para a expansão do Campus Santo Antônio da Patrulha e a apresentação de demandas de recursos para a conclusão do orçamento 2017 da universidade foram os temas tratados.

O objetivo é que cada campus fora de sede tenha no mínimo cinco cursos de graduação. No momento, o Campus Santo Antonio da Patrulha tem três cursos criados – Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias, Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Licenciatura em Ciências Exatas – , um curso em implementação, o de Engenharia de Produção, e um novo curso em discussão. De acordo com a reitora, ficou acertado que para 2018 serão liberadas 18 vagas docentes para atender a meta.

Compromisso da FURG assumido junto à Fundação Estadual de Apoio Ambiental (Fepam), a rede de esgoto no Campus Carreiros está mais próxima de ser realizada. A previsão é de que a licitação seja publicada na próxima semana. Em sua ida ao MEC, a reitora esteve também com o secretário de educação superior, Paulo Barone, que confirmou a perspectiva em relação à conclusão dos laboratórios de ensino flutuantes, os navios Ciências do Mar II, III e IV. Em agosto foi inaugurada a primeira das quatro embarcações do projeto, que tem construção liderada pela FURG e financiada pelo MEC. Na ocasião, o ministro da educação, Mendonça Filho, garantiu a manutenção dos recursos para a entrega das embarcações dentro do prazo estipulado.

 

Assunto: Arquivo