FURG comemora aniversário nos campi Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul

A FURG fez 48 anos no dia 28 de agosto e comemorou com uma programação extensa de atividades alusivas. Nessa semana, uma comitiva da universidade, formada pela reitora Cleuza Dias e os pró-reitores e representantes de pró-reitorias, visitou o Campus Santa Vitória do Palmar, no dia 26, e o Campus São Lourenço do Sul, dia 28, para confraternizar com as comunidades acadêmicas pela passagem da data e também dos aniversários dos campi, que completaram 7 anos em 2017. O momento festivo, que celebra o processo de expansão e de interiorização da FURG iniciado em 2007, foi também de reflexão sobre o papel da universidade nos municípios em que tem sede e no contexto das instituições de ensino superior federais.

Cleuza Dias atenta ao fato de que a situação orçamentária das universidades federais não é fácil e explica que restam ser liberados 20% de verbas de custeio, que dão conta de despesas de manutenção, e 50% de capital, destinados a investimentos das instituições. “Os discursos constroem pensamentos, constroem ideias, e acabam construindo também políticas públicas. Hoje ouvimos, vemos e lemos por aí discursos que tentam desqualificar a universidade pública”, considera a reitora. “Esse aniversário, mais do que nunca, precisa ser comemorado com o pensamento de muita responsabilidade e de defesa pelo ensino público, pela educação superior pública e de qualidade”, valoriza.

Os dois campi puderam prestigiar a oficina de bonecas Abayomi, a oficina de fotografia e a apresentação musical com o violonista Marcelo Baptista e o acordeonista Vitor Lopes, do CTG Farroupilha. Além das atrações culturais, estudantes e servidores participaram do Parabéns a FURG e compartilharam o bolo. No Campus Santa Vitória do Palmar, a reitora abriu o segundo dia de atividades da 4ª Semana Acadêmica do Turismo. O Campus Santo Antonio da Patrulha recebe a comitiva para a atividade no próximo dia 9.

 

Assunto: Arquivo