Proexc promove 1ª Feirinha do livro da FURG em setembro

O Cidec-sul recebe na próxima terça-feira, 19, a 1ª Feirinha do Livro da FURG. Promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a iniciativa pretende criar espaços de mediação de leitura para cerca de 250 crianças da escola municipal de educação infantil Castelo Branco e de formação continuada para professores da rede municipal das escolas da Zona Oeste. Com o tema “Bolinha de Gude, pandorga no ar, livros a nos encantar”, a primeira edição do evento terá como patronesse a escritora rio-grandina Andréia Pires. O convite foi oficializado na segunda-feira, 11, à tarde, pela reitora Cleuza Dias, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, e a diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic), Débora Amaral.

Pela manhã, a programação será dedicada às crianças, com a apresentação cultural “Canções dos Bichos”, da equipe do Denit, e o piquenique literário. À tarde, a ideia é estimular vivências literárias e o diálogo entre os docentes, que serão convidados a compor a comissão de planejamento da 2ª Feirinha do Livro da FURG. Daniel Prado explica que em 2018 a iniciativa deve se ampliar, agregando a marca e a identidade das escolas de educação básica de Rio Grande. A feirinha “busca consolidar uma proposta literária comprometida com o prazer da leitura e das histórias”, disse Débora Amaral.

São parceiros da feirinha o Caic, o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe), o Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (Ceamecim), o projeto Troca de Livros, a Diretoria de Extensão e Cultura (Diexc), a Incubadora Cultural. A universidade irá disponibilizar aos professores e as crianças um exemplar do livro “Um ninho estranho”, de Andréia Pires.  

 

Galeria

Assunto: Arquivo