Maria do Carmo, Reguffe, Cantídio e Vooren são os homenageados na Assembleia Universitária

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) aprovou na manhã desta sexta-feira (4), os quatro nomes de servidores homenageados em 2017, por ocasião da Assembleia Universitária em comemoração aos 48 anos da FURG. São eles os professores Maria do Carmo Galiazzi e Carolus Maria Vooren e os técnicos administrativos em Educação João Francisco Troina Reguffe e Cantídio de Jesus dos Santos Afonso. Todos os homenageados já estão aposentados, embora continuem colaborando com a Universidade.

Os quatro foram convidados ao Gabinete da Reitora, onde receberam e aceitaram, mostrando-se emocionados, o convite para participarem da Assembleia Universitária como homenageados. Eles contaram de suas histórias na FURG. Todos participaram dos primeiros anos da Universidade, tendo mais de três décadas de serviços prestados à instituição.

Participaram da reunião, além da reitora Cleuza Maria Sobral Dias e do vice-reitor Danilo Giroldo, os pró-reitores Eduardo Secchi (Pesquisa e Pós-Graduação), Mozart Martins (Planejamento e Administração) e Marcos Amarante (Infra-Estrutura) e a chefe de Gabinete, Denise Martinez.

QUEM SÃO OS HOMENAGEADOS

Maria do Carmo Galiazzi –

Professora na FURG desde 1984. Graduada em Química pela Ufrgs e em Ciências Licenciatura, pela FURG. Mestre e doutora pela PUCRS. Pesquisa principalmente sobre a educação e formação docente para o ensino de Ciências. Foi coordenadora do Pibid na FURG, desenvolvendo importante trabalho voltado à investigação na escola nos processos educativos e nas conversas de roda. Aposentou-se como professora titular da Escola de Química e Alimentos, mas continua atuando na área da Educação, com ênfase na formação de professores de Ciências.

Cantídio Afonso –

Na FURG desde 1973, era Artífice de Eletricidade e Comunicações, depois Técnico em Eletricidade. Especializou-se em prestar serviços de telefonia para a instituição, e sabia como ninguém, tudo o que se relacionasse à rede de telefonia da Universidade. Por muito tempo, foi o único servidor atuante nessa área. Encerrou a atuação profissional na FURG em 2009, aos 36 anos de serviços. Destacou-se ainda, no atendimento às emissoras de rádio e televisão da cidade, durante as transmissões do antigo vestibular da FURG.

João Reguffe –

Ingressou na FURG em 1976, na Editora e Gráfica Aposentou-se em 2016, com 40 anos de trabalho. Contribuiu em várias áreas da Universidade como revisor de textos. Na comemoração dos 12 anos do Núcleo de Memória Francisco Martins Bastos, recebeu o Diploma de Amigo do Nume pela contínua contribuição com o acervo que guarda a memória da Universidade. Foi colaborador de diversas edições da Feira do Livro. Há 13 anos, é um dos produtores e apresentadores do Programa Caminhos do Jazz, da FURG FM.

Carolus Maria Vooren –

Holandês, chegou à FURG EM 1989, depois de atuar no país natal, na Nova Zelândia e no Caribe. Graduado e mestre em Biologia, é doutor em avaliação de estoques pesqueiros. Aposentou-se em 2010. Foi pesquisador responsável pelo Laboratório de Elasmobrânquios e Aves Marinhas. Coordenou, e foi um dos criadores, do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica. Pesquisador reconhecido internacionalmente, Vooren foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para Estudo dos Elasmobrânquios, que incluem tubarões e raias. Suas inúmeras pesquisas contribuíram significativamente para o avanço do conhecimento e para a conservação dos tubarões e raias no Brasil.

 

Assunto: Arquivo