IO/FURG divulga previsão climática para agosto

O Instituto de Oceanografia da FURG, por meio da meteorologista Eliana Veleda Klering, divulga a previsão do tempo para o mês de agosto. As temperaturas devem ficar na média e o volume de chuva abaixo da média histórica. Segue a previsão:

"Normalmente no estado do Rio Grande do Sul em agosto chove, em média, entre 90,8 e 206,3 mm. Para o município de Rio Grande, o total climatológico é de 126,2mm. No que diz respeito às temperaturas médias, estas variam entre 11,6 e 16,2°C no Estado. Em Rio Grande, as temperaturas mínimas são, em média, de 11,4°C as máximas ficam em torno de 17,0C°.

A condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ainda mantém-se no oceano Pacífico Equatorial Central. O oceano Atlântico Subtropical permanece com anomalias positivas de TSM. Entretanto, nota-se pequenas áreas de anomalias negativas na parte Subtropical Central. Este cenário aponta para diminuição da precipitação sobre o Estado, assim como contribui para manter a oscilação entre curtos períodos de frio e dias com temperaturas amenas.

Dessa forma, grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial abaixo da média climatológica em todo o Estado no mês de agosto. Pela projeção do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, para Rio Grande espera-se redução de precipitação entre 50 e 85 mm, já para São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha a redução de precipitação deve ficar entre 25 e 50mm (Figura 1a). Quanto às temperaturas, as mínimas devem ficar dentro da média para Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha (Figura 1b). Já as temperaturas máximas devem apresentar valores superiores à média climatológica nos mesmos municípios (aumento entre 0,6 e 1,6°C - Figura 1c)." 

 

Galeria

Assunto: Arquivo