Cammi realiza ação de conscientização pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/Ebserh

Dia 28 de julho é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. Para celebrar a data, os profissionais do Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (Cammi) que funciona no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizaram ação de conscientização junto aos trabalhadores e usuários do HU. Foram distribuídos materiais educativos e o lacinho amarelo para ressaltar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das Hepatites Virais, sobretudo, as do tipo B e C. 

A hepatite é uma doença que afeta o fígado, causando inflamação e pode ser provocada pelo vírus da doença, uso de remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A hepatite é uma doença silenciosa, que apresenta poucos sintomas e muitos deles são comuns de outras doenças, tais como: mal estar, dor abdominal, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, vômitos e pele amarelada. Para a prevenção das hepatites B e C são necessários alguns cuidados pessoais: utilizar material esterilizado ou descartável em manicures, estúdios de tatuagem, acupuntura, serviços de saúde e procedimentos odontológicos, não compartilhar escovas de dente e lâminas de barbear ou depilar. Ainda não há vacina contra a hepatite do tipo C. A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública e a imunização ocorre em três doses, sendo que a segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira dose e a última, seis meses depois da primeira.

Em Rio Grande, o Cammi é o centro de referência para o tratamento da Hepatite C dos pacientes do próprio município, além de São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Os profissionais que atuam no Cammi ressaltam que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C. O teste é feito via Rede Básica de Saúde, que em caso positivo encaminha para o Cammi. Cerca de 350 pacientes estão cadastrados no Centro e recebem o tratamento integral e gratuito via SUS e outros 100 usuários estão na fila de espera dos medicamentos. O Cammi está localizado na Ala Verde, 2º andar da área hospitalar do HU-FURG, e também faz o acolhimento e aconselhamento dos pacientes com hepatite. 

 

Assunto: Arquivo