Profocap trouxe Denise Leite para discutir Avaliação e Universidade

A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Denise Leite foi a palestrante na tarde desta terça-feira, 11, em mais um encontro do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap) da FURG. O tema discutido nesta edição do encontro, organizado em parceria entre as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Planejamento e Administração (Proplad), foi a Avaliação Institucional.

No público do auditório da Secretaria de Educação a Distância (Sead), encontravam-se docentes e técnicos administrativos da FURG. Estiveram presentes o diretor de Avaliação Institucional, Luiz Eduardo Maia Nery e equipe da Diretoria de Avaliação Institucional; e o pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias.

Denise Leite falou sobre aspectos regulatórios da avaliação, como desempenho dos estudantes, produtividade docente, rankings entre docentes, entre outros. “Só acredito em avaliação protagônica, participativa”, disse ela, afirmando que as instituições têm que se voltar primeiramente para si mesmas, para depois saírem para avaliações externas. Mostrou que a FURG tem longa trajetória em autoavaliação e disse que é por aí que se deve caminhar.

Citou casos em que o envolvimento das comunidades é intenso, como Unijuí ou a Universidade da Republica do Uruguai (Udelar), em que, segundo ela, nada se faz sem a participação do estudante, existindo cogestão entre docentes, gestores e estudantes atuais e egressos (já formados). Reforçando a necessidade do protagonismo e da negociação para mediar conflitos enquanto se desenvolve a autoavaliação, Denise Leite ressaltou que a avaliação qualitativa não existe sem a similar quantitativa e pragmática, pois necessita dos dados coletados para que se destaque a importância do conhecimento da finalidade de avaliar.

 

Assunto: Arquivo