IO/FURG divulga previsão climática para julho

O Instituto de Oceanografia da FURG, por meio da meteorologista Eliana Velda Klering, divulga a previsão do tempo para o mês de julho. As templeraturas mínimas devem ficar na média histórica e a previsão é de que a chuva tenha redução em quase todo o Rio Grande do Sul. Segue a previsão:

“Normalmente no mês de julho, no estado do Rio Grande do Sul, os totais acumulados de precipitação variam entre 135,5 e 177,0mm.  Para o município de Rio Grande, o total climatológico é de 136,9mm. No que diz respeito às temperaturas médias, estas variam entre 10,9 e 14,9°C no Estado. Em Rio Grande, as temperaturas mínimas são, em média, de 10,6°C. As máximas, de 16,3C°.

A condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mantém-se no oceano Pacífico Equatorial Central. Essa condição aliada à tendência de diminuição da frequência de passagens de sistemas frontais, no mês de julho, indica redução dos totais pluviométricos no Sul do Brasil, bem como a ocorrência de temperaturas próximas ou ligeiramente superiores ao esperado. Espera-se oscilação entre curtos períodos de frio intenso e dias mais amenos.

Neste contexto, grande parte dos modelos climáticos apontam para um cenário de precipitação pluvial abaixo da média em grande parte do Estado. Pela projeção do modelo GFSv2/NOAA, tanto para Rio Grande quanto para São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, a redução de precipitação deve ficar entre 30mm e 60mm (Figura 1). Conforme as projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel (Figura 2), para Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha as temperaturas máximas devem ficar acima da média (aumento entre 0,6°C e 1,6°C). No que se refere às temperaturas mínimas, estas devem ficar dentro da média em Rio Grande e São Lourenço do Sul. Para Santo Antônio da Patrulha, a tendência é de que estas apresentem valores acima da média (aumento entre 0,6°C e 1,6°C).”

 

Galeria

Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/dia) previstas para o mês de julho de 2017, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA

Figura 1. Anomalias de precipitação (mm/dia) previstas para o mês de julho de 2017, fornecidas pelo modelo CFSv2 do CPC/NOAA

Assunto: Arquivo