Docente da FURG tem trabalho premiado no 1º Workshop sobre riscos e emergências

Foi realizado entre os dias 6 e 8 de junho em São José dos Campos, o 1º Workshop Brasileiro para Avaliação de Ameaças, Vulnerabilidades, Exposição e Redução do Risco de Desastres, organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) do Ministério de Ciência e Tecnologia.

No eixo temático de Educação e Comunicação para Prevenção de Riscos de Desastres, foi premiado na categoria Pôster o trabalho de Ícaro Aronovich da Cunha, do Instituto de Oceanografia (IO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Raquel Siqueira e Delvonei Andrade, do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

O trabalho comunica resultados de pesquisa sobre o processo de preparação da comunidade dentro do plano de emergência externo da Central Nuclear de Angra dos Reis, para o caso de vazamento nuclear. A pesquisa se orientou pela literatura de comunicação e percepção dos riscos, realizando uma avaliação sobre o nível de informação de multiplicadores do plano e de membros de comunidades locais.

Na discussão a partir dos resultados dos levantamentos realizados, o trabalho oferece recomendações para melhorias no processo de comunicação dos riscos, já que a pesquisa constatou limitações no nível de informação do público e também a necessidade de construir maior confiança em relação ao sistema  organizado e as instituições responsáveis.  

O pôster pode ser acessado no site.

 

Assunto: Arquivo