Vice-reitor representa a FURG em missão do GCUB na China

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) organizou missão de universidades a uma das 23 províncias da China. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que integra o GCUB desde a criação do grupo, foi representada pelo vice-reitor Danilo Giroldo. A missão ao país asiático incluiu as cidades de Baoding, Shijazhuang e Pequim, com visitas a 10 instituições, dentre Universidades e Órgãos de Governo.

Em Baoding, os brasileiros foram recebidos pelo vice-reitor da Universidade de Hebei, pelo diretor de Relações Internacionais da Universidade Agrícola de Hebei, e pelos vice-reitores das universidades de Finanças de Hebei e de Energia Elétrica do Norte da China. Na Universidade Agrícola, conheceram o Monumento à Contribuição da Universidade para o Combate à Pobreza na China, datado das primeiras décadas do século passado, e ao Museu da Universidade, que conta a linha do tempo da instituição.

Para o professor Danilo Giroldo, as universidades chinesas visitadas têm infra-estrutura de pesquisa similar às universidades brasileiras. No entanto, destaca que têm grandes diferenças na ênfase dada ao ensino de graduação. Na Universidade Agrícola, conta o vice-reitor, chamou a atenção do grupo o Centro de Ensino Experimental em Economia e Gestão, em que acadêmicos de vários cursos atuam em laboratórios integrados, simulando situações reais e realizando trabalhos conjuntos, com uso de moderna tecnologia.

A existência de uma Universidade de Energia Elétrica também impressionou o GCUB, com destaque para o Laboratório de Geração e Distribuição de Energia Elétrica, no qual os acadêmicos utilizam equipamentos de última geração também simulando situações reais de acionamento de diferentes fontes de energia em função de demandas variadas. A mesma universidade dispõe de um Centro de Formação Estudantil em Inovação e Empreendedorismo, inserindo estes temas nos currículos dos cursos de graduação e promovendo o desenvolvimento do estudante com autonomia e integração de conhecimentos.

Na província de Shijazhuang, a missão brasileira foi recebida por dirigentes da Universidade Normal de Hebei  (que foi criada com vocação para a formação de professores e atualmente expande-se para todas as áreas do conhecimento), do Escritório Internacional do Departamento de Educação de Hebei, Universidade de Medicina de Hebei, da Universidade Hebei Geo University, da Universidade de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tiedao (Railway University) e da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Hebei. O GCUB e universidades brasileiras assinaram acordos com universidades chinesas para o desenvolvimento conjunto de ações.

Em Pequim, as atividades incluíram visitas ao Conselho Chinês de Bolsas, ao Instituto Confucius (Han Ban), que já tem algumas representações no Brasil, e à Embaixada Brasileira.

O vice-reitor apresentou ao Gabinete da Reitora o relatório da viagem, encaminhando questões com as quais a FURG poderia trabalhar, destacando a atenção aos Laboratórios de Ensino multidisciplinares, transversais e com alta infraestrutura tecnológica. Será realizada nos próximos dias reunião com a Assessoria de Relações Internacionais para discutir formas de cooperação institucional com a China e a possibilidade de ensino da língua chinesa, além de outras ações integrando as unidades acadêmicas e os programas de pós-graduação. 

PARTICIPANTES DA MISSÃO:

Rossana Silva – diretora executiva do GCUB

Ana Qiao – diretora chinesa do Instituto Confucius da PUC-RJ

Orlando do Amaral – reitor da UFG

Jefferson do Nascimento – reitor da UFRR

Eliane Superti – reitora da Ufap

Evilazio Teixeira – reitor da PUC-RS

Alacoque Erdmann – vice-reitora da UFSC

Danilo Giroldo – vice-reitor da FURG

Marco Túlio Vasconscelos  - vice-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Vladimir Di Iorio – diretor de Relações Internacionais da UFV

Danielly Beccard – vice-diretora do Instituto de Relações Internacionais da UnB 

Adriana Nóbrega – diretora brasileira do Instituto Confucius da PUC-RJ

Marcius Gomes – assessor do reitor da Uneb

Maximiliano Cenci – Coordenador de Relações Internacionais da UFPel 

 

 

Assunto: Arquivo