Primeiras empresas de base tecnológica incubadas assinam contrato com a Innovatio

As duas primeiras empresas de base tecnológica incubadas pela Innovatio, a Amicubo Marketing Social e a Austral Soluções Ambientais, assinaram contrato de incubação com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O documento estabelece as atividades e os compromissos dos empreendimentos nos próximos dois anos e representa um passo importante em inovação tecnológica na história da FURG. Participaram do ato o reitor em exercício, Danilo Giroldo; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Secchi; o gestor da Innovatio, Alessio Almada; o assessor de gestão do Oceantec, Artur Gibbon; a diretora de Inovação, Danúbia Espíndola e os diretores e sócios das empresas incubadas, Marcos Paulo Abe, Augusto Cavalcanti, Ricardo Costa e Lucas Cardoso.

Desde a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), em 2008, e por meio de iniciativas como a Innovatio – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e o parque tecnológico Oceantec, ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), a FURG estimula o debate e a produção de conhecimento sobre empreendedorismo e tecnologia e, nessa direção, amplia as contribuições da Universidade para o desenvolvimento regional. Para Danilo Giroldo, a atuação das empresas incubadas expressa o momento de avanço no entendimento da proposta pela comunidade. Com isso, “a matriz produtiva de Rio Grande vai se diversificar e as estruturas de desenvolvimento vão se tornar mais resilientes”, considera o reitor em exercício.

“Estamos contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal desses empreendedores e, ao mesmo tempo, promovendo o desenvolvimento da região, utilizando a experiência da Universidade, que vê crescer profissionalmente seus estudantes e egressos, por meio da incubadora”, avalia Alessio Almada, que aponta o trabalho com educação empreendedora, pré-incubação e parque tecnológico como próximos objetivos da Innovatio.

Soluções ambientais e tecnologia social

Três egressos do curso de Oceanologia da FURG, Marcos Abe, Ricardo Costa e Augusto Cavalcante conceberam a ideia da Austral Soluções Ambientais (www.australambiental.com.br), uma empresa de consultoria que presta serviços de levantamentos hidrográficos, levantamentos ambientais, instrumentação operacional e geoprocessamento em áreas portuárias, fazendo acompanhamento dos parâmetros ambientais que condicionam a segurança das manobras de navios de grande porte e plataformas de petróleo. O negócio começou há três anos, voltado às demandas do polo naval. A experiência da incubação facilitou o acesso a clientes e qualificou o planejamento estratégico da firma, conta Marcos Abe. “O próximo passo é crescer, atender mercados além de Rio Grande, mais em terra”, projeta o sócio-diretor da Austral.

Com cerca de um ano de fundação, a Amicubo é uma empresa de marketing social que impulsiona doações a instituições e projetos da cidade através de parcerias com empresas locais e do engajamento de pessoas com as iniciativas que promove. Atualmente, a Amicubo apoia sete instituições: o Lar da Criança Raio de Luz, a Escola de Educação Especial José Álvares de Azevedo, a Biblioteca Rio-Grandense, a Apae, a Amar, o Grupo Escoteiro Silva Paes e o Lar Maria Carmem; e quatro projetos: Bicharada Universitária, Turma do Sopão, Quinta-Feira Santa e Associação Mad Max. Lucas Cardoso, diretor da empresa e estudante de Engenharia de Automação da FURG, aposta no desenvolvimento da tecnologia social para estimular vínculos e experiências positivas em rede. Daqui para frente, o projeto deve se espalhar pela região. “A ideia é levar esse sentimento a todo o Rio Grande do Sul, é inspirar outras pessoas”, aposta Lucas.

 

Assunto: Arquivo