HU-FURG promove seminário de apresentação do PDE 2017-2018

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

Na primeira sexta-feira de cada mês é realizada a reunião pública da Governança do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Em maio, a pauta da reunião será diferenciada, com a realização do Seminário de Apresentação do Plano Diretor Estratégico  (PDE) 2017-2018. A reunião será em 5 de maio, às 14h, no Anfiteatro da Área Acadêmica Professor Newton Azevedo, com o objetivo de expor o PDE para apreciação de todos que participam das atividades do hospital, sejam usuários, docentes, discentes ou trabalhadores, e coletar críticas e sugestões para o aprimoramento do trabalho.

O PDE estabelece ações para melhorar os processos assistenciais e administrativos atualmente vigentes, por meio de estratégias e ações viáveis. Este planejamento é fruto de um trabalho coletivo, iniciado durante o curso de especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no Sistema Único de Saúde (SUS), financiado pelos Ministérios da Educação, Saúde e Ebserh. Participaram do curso a superintendente, Helena Vaghetti, o gerente Administrativo, Guilherme Lunardi, o gerente de Atenção à Saúde, Rodrigo Terlan, a gerente de Ensino e Pesquisa, Susi Medeiros, o chefe de Divisão de Gestão de Pessoas, Patrick Freitas, a chefe da Divisão de Enfermagem, Marcia Duarte, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Rosemary Silveira, o chefe da Divisão Médica, Wagner Pinto, o chefe da Unidade de Planejamento, Wilson Júnior e a representante Ebserh/Sede, Juliana Neves.

Para elaborar o documento, o grupo partiu da identificação dos problemas existentes no HU-FURG, seguiu uma fase de análise e levantamento de possíveis soluções para resolvê-los. Esse processo foi realizado com a participação ativa da Governança Ampliada do HU, bem como com a colaboração de vários profissionais que fazem parte do quadro de pessoal do hospital e da Universidade. No total, foram identificados sete macro-problemas (Financeiro, Infraestrutura, Gestão de Pessoas, Gestão do HU, Atenção à Saúde e Ensino e Pesquisa), sendo propostas 53 ações de intervenção para o período 2017 a 2018.

Como forma de validar as ações propostas, toda a comunidade acadêmica e atuante no Hospital Universitário é convidada a incluir sugestões e contribuições ao PDE. Esta é a oportunidade da comunidade opinar, ajudar a identificar os problemas existentes e a propor soluções para resolvê-los. As contribuições devem ser enviadas, até 4 de maio, para o e-mail planejamento.hufurg@ebserh.gov.br.

Espera-se que o PDE sirva de instrumento à expansão da visão sobre a realidade do HU-FURG em suas várias dimensões (gestão, atenção à saúde e ensino), criando condições para possíveis intervenções práticas, melhorando, dessa forma, a qualidade da assistência e do ensino oferecido pelo hospital.

 

Assunto: Arquivo