Maria Isabel Cunha abre o 1º Comgrad Ampliado

Uma palestra que destacou o histórico, os desafios e perspectivas da Pedagogia Universitária, ministrada por uma profissional com 52 anos de atuação no magistério. Foi com a experiência e conhecimento da professora Maria Isabel da Cunha, da Universidade Federal de Pelotas, que começou a 1ª edição do Comitê de Graduação (Comgrad) Ampliado, assim chamado por somar atividades também do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap).

O Comgrad é uma realização da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da FURG e, nesta quarta-feira, 26, é sediado no Cidec-Sul, durante todo o dia, destinado principalmente aos coordenadores de cursos da Universidade. Antes da palestra de abertura, foi apresentado pelo servidor da Prograd Felipe Gonçalves o projeto Liga do SIB, uma campanha de valorização dos objetivos do Sistema de Bibliotecas da FURG e que, ao mesmo tempo, propõe reflexões sobre questões como inclusão e diversidade.  O projeto prevê material gráfico e de vídeo, com criação de cinco “superheróis” que personificam os tipos humanos que procuram o SIB. Felipe explica que o objetivo maior é a “defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade para todos e do espaço-tempo da Biblioteca como um dos pressupostos”.

O vice-reitor Danilo Giroldo fez a abertura formal do encontro, ressaltando a importância institucional do Profocap, que foi pensado em 2006, sob liderança da então pró-reitora de Graduação Cleuza Dias, hoje reitora da FURG. O programa começou efetivamente em 2008, tendo na abertura justamente a professora Maria Isabel Cunha, que passou a também colaborar com a Comissão de Formação Continuada, como membro externo. “Durante nosso mandato”, disse Giroldo, “pudemos comprovar a importância do Profocap para pensarmos a prática docente, de forma que responda às questões da comunidade e atinja as expectativas”.

O 1º Comgrad Ampliado tem continuidade à tarde, às 14h, com análise dos resultados da Avaliação Institucional, em que serão problematizados limites e potencialidades presentes nos documentos.

 

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