Atividades da Acolhida Cidadã em São Lourenço do Sul recepcionam novos estudantes

O campus São Lourenço do Sul (SLS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu atividades da Acolhida Cidadã 2017 para os acadêmicos dos cursos de Agroecologia, Educação do Campo, Gestão Ambiental e Gestão de Cooperativas. A acolhida visou recepcionar os calouros, muitos vindos de outras cidades do Brasil, de forma pacífica.

Os estudantes foram recepcionados pela comunidade acadêmica com rodas de conversa e momentos de descontração, proporcionando maior integração entre todos. Apresentou-se também a estrutura e funcionamento do campus e dos cursos de graduação, de forma a contextualizar os ingressantes no ambiente universitário. No segundo dia de Acolhida, foi realizado o Dia de Praia, com roda de chimarrão, slackline, vôlei entre outras atividades.

Professores representantes do Coletivo Agroecológico Lourenciano e o chef Vinícius Kuhn apresentaram informações sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), com experimentação de alguns alimentos feitos com PANCs. A psicóloga Djeniffer Coradini conversou sobre Políticas de Equidade em Saúde. No final do dia, os novos estudantes foram acolhidos pelos seus veteranos e professores em uma cerimônia de boas-vindas, na qual receberam um colar de pedras confeccionado pelos próprios veteranos como forma de marcar sua entrada dos calouros na vida universitária.

Nos últimos dois dias da semana da Acolhida Cidadã, os acadêmicos puderam participar de oficinas e conversas que visaram a interação entre discentes, docentes, técnicos e comunidade de São Lourenço do Sul. Houve troca de experiências entre estudantes, apresentação dos coletivos, dinâmicas de grupos e oficinas sobre temas abordados nos cursos do campus.

A Acolhida Cidadã do campus SLS teve o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Padaria Comunitária, Vinícius Bistrô e Eventos e Erva-mate Valério.

 

Assunto: Arquivo