Prograd reúne diferentes gerações e planeja processo de qualificação para docentes

Reunindo diferentes gerações de docentes que trabalham com a formação de professores, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu um espaço de encontro e de problematização sobre a formação continuada de professores da instituição. Foram discutidas as características dos processos formativos desenvolvidos nas últimas décadas evidenciando as principais necessidades de trabalho na área.

O pró-reitor de Graduação, professor Renato Duro, destacou a importância da reunião para respeitar e reconhecer a trajetória e tradição da FURG no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap). O docente enfatizou ainda que a FURG é uma das poucas instituições de Ensino Superior que possui um programa de formação pedagógica institucionalizado.

O grupo, constituído pelas docentes Elizabeth Schimidt, Silvana Zasso, Suzane Gonçalves, Cristina Zardo, pelas diretoras da Prograd, Sibele Martins e Simone Anadon, e pelo pró-reitor, anunciou para o final do mês de abril o primeiro encontro do processo formativo Docência no Ensino Superior – os desafios do Século XXI. A qualificação prevê oito etapas formativas realizadas mensalmente com temáticas que possam atender as necessidades e expectativas tanto de professores ingressantes, quanto de professores com mais tempo na carreira. 

Segundo a comissão, a perspectiva é constituir um grupo de estudo em que as diferentes experiências docentes possam ser o elemento desencadeador da formação. A qualificação docente será ofertada mensalmente nessa modalidade de curso oportunizando inscrição por cada etapa de acordo com o interesse do docente. A primeira etapa no mês de abril acontecerá na quarta-feira (26) e será realizada em ação conjunta com o Comgrad. O processo formativo acontecerá de maneira descentralizada nos campus fora de sede em datas específicas procurando atender as necessidades de formação dos docentes em consonância com as necessidades de cada contexto.

 

Assunto: Arquivo