Reunindo diferentes gerações de docentes que trabalham com a formação de professores, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promoveu um espaço de encontro e de problematização sobre a formação continuada de professores da instituição. Foram discutidas as características dos processos formativos desenvolvidos nas últimas décadas evidenciando as principais necessidades de trabalho na área.
O pró-reitor de Graduação, professor Renato Duro, destacou a importância da reunião para respeitar e reconhecer a trajetória e tradição da FURG no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap). O docente enfatizou ainda que a FURG é uma das poucas instituições de Ensino Superior que possui um programa de formação pedagógica institucionalizado.
O grupo, constituído pelas docentes Elizabeth Schimidt, Silvana Zasso, Suzane Gonçalves, Cristina Zardo, pelas diretoras da Prograd, Sibele Martins e Simone Anadon, e pelo pró-reitor, anunciou para o final do mês de abril o primeiro encontro do processo formativo Docência no Ensino Superior – os desafios do Século XXI. A qualificação prevê oito etapas formativas realizadas mensalmente com temáticas que possam atender as necessidades e expectativas tanto de professores ingressantes, quanto de professores com mais tempo na carreira.
Segundo a comissão, a perspectiva é constituir um grupo de estudo em que as diferentes experiências docentes possam ser o elemento desencadeador da formação. A qualificação docente será ofertada mensalmente nessa modalidade de curso oportunizando inscrição por cada etapa de acordo com o interesse do docente. A primeira etapa no mês de abril acontecerá na quarta-feira (26) e será realizada em ação conjunta com o Comgrad. O processo formativo acontecerá de maneira descentralizada nos campus fora de sede em datas específicas procurando atender as necessidades de formação dos docentes em consonância com as necessidades de cada contexto.