Inscrições para o curso Matemática Animada iniciam na segunda-feira, 17

O curso “Matemática Animada” estará com as inscrições abertas de 17 a 31 de abril, pelo site http://www.sinsc.furg.br. A atividade é voltada para estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e é promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape), com o apoio do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef).

O objetivo do curso é incentivar o estudo da matemática presente no ensino médio e primeiros anos universitários mediante a confecção de pequenos filmes de animação. O curso está dividido em duas turmas, com 40 vagas cada, e terá início em 4 de maio.

Mais informações podem ser obtidas no edital, com a Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) ou pelo telefone (53) 3293-5088.

Sobre o projeto

No projeto Matemática Animada são estudadas a Geometria Analítica e Introdução à Álgebra Linear por meio do desenvolvimento de projetos que resultem em pequenos vídeos de animação, planejados e confeccionados com o auxílio de equações estudadas na Geometria Analítica. Utilizando adequadamente matrizes como rotações, translações, projeções, reflexões – assuntos estudados em Introdução à Álgebra Linear – podem ser simuladas diversas situações que possibilitam a assimilação dos conteúdos de forma motivadora e participativa dos estudantes. Além disso, como cada grupo de estudantes elabora os objetos, cenários e movimentos desejados para cada cena do filme, a atividade é educativa, uma vez que exigi o trabalho colaborativo e integrado de equipes.

No projeto Matemática Animada, mediante a criação de objetos, cenários e personagens dos filmes de animação, são estudados: vetores, combinações lineares, equações cartesianas e paramétricas de retas, circunferências, elipses, parábolas, hipérboles, equações paramétricas de curvas espirais, curvas cicloidais, planos, esferas, hiperbolóides, parabolóides, elipsóides, cilindros, cones, toros, helicóides, catenóides. Além disso, pelo importante papel que desempenham na computação gráfica, também são ensinadas algumas noções de Curvas e Superfícies de Bézier, fundamentais para a elaboração de objetos, personagens e animações com maior grau de complexidade.           

O desenvolvimento do projeto ocorre há cerca de cinco anos como uma tentativa de melhorar o ensino e a aprendizagem em Geometria Analítica e Introdução à Álgebra Linear, já que a proposta difere do modo como os conteúdos são abordados na sala de aula. Sem descartas a metodologia, no projeto Matemática Animada faz-se a experiência de avaliar a aprendizagem também por meio da observação de outras habilidades que complementam a de resolver problemas padronizados. A abordagem diferenciada surgiu da observação de estudantes com pouco desempenho em provas padronizadas, mas capazes de desenvolver projetos dessa natureza exibindo grande grau de compreensão dos conteúdos, resolvendo problemas inerentes ao modo de representar os objetos, cenários e personagens na tela de um computador.

Os resultados das aulas podem ser visualizados em nos vídeos abaixo:.

https://www.youtube.com/watch?v=Ez81po4TySs

https://www.youtube.com/watch?v=DPANYvifCJg

https://www.youtube.com/watch?v=9jJZIdtHAyE

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