Palestras sobre segurança e saúde no trabalho marcam início do Abril Verde

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

Durante o mês de Abril, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), terá ações voltadas relativas ao movimento “Abril Verde”. O objetivo da campanha é abordar questões de segurança e saúde do trabalhador, bem como, a redução de acidentes e doenças do trabalho. As ações são desenvolvidas pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), através do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (CIPA/Faherg).

A abertura das atividades foi realizada na terça-feira (04), no Anfiteatro da Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, com a participação de trabalhadores e Governança, representada, na composição da mesa, pelo superintendente em exercício e gerente de Atenção à Saúde, Rodrigo Terlan, pelo Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Patrick Freitas, e pelo engenheiro de segurança do trabalho, Rennan Tarradt. Eles enfatizaram a importância de olhar para os trabalhadores e seus ambientes de trabalho, com o intuito de cuidar do bem maior que é a saúde.

Na sequência a psicóloga organizacional Tássia Soares, ministrou a palestra sobre “Assédio Moral”, esclarecendo diversos pontos sobre situações a que os trabalhadores podem vir a ser expostos e que configuram algum tipo de violência verbal, física ou sexual. A literatura sobre o assunto aponta que essas situações influenciam nas causas de acidentes do trabalho, por isso é tão importante combatê-las, a fim de que cada trabalhador possa desenvolver suas atividades em um ambiente adequado. Outras informações podem ser obtidas na cartilha da Ebserh.

Na quarta de manhã (05), a enfermeira do trabalho Fábia de Souza e o técnico em segurança do trabalho Gladimir Teixeira, estiveram no setor de Manutenção do HU-FURG, para conversar com sobre “A importância da proteção das máquinas e da manutenção de equipamentos para prevenir acidentes de trabalho e a doenças ocupacionais que podem acometer os colaboradores”. Participaram da atividade, trabalhadores da Manutenção, Marcenaria e áreas afins, bem como os engenheiros. O bate-papo possibilitou que os trabalhadores esclarecessem as dúvidas sobre segurança no ambiente de trabalho, principalmente sobre o uso dos equipamentos de proteção individuais (EPIs). Eles também apresentaram demandas ao Sost e CIPA/Faherg.

Veja as próximas atividades do Abril Verde aqui

Sobre o “Abril Verde”

A escolha da cor verde foi por estar relacionada aos cursos ligados à saúde e à segurança, e em Abril são celebradas duas datas importantes: dia 07 é o Dia Mundial da Saúde e dia 28 é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposta pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), lembrando um acidente que vitimou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos em 1969.

 

Galeria

Assunto: Arquivo