Coletivo Feminista Dandaras realiza atividades no Dia Internacional das Mulheres

Com intuito de marcar o Dia Internacional das Mulheres, o Coletivo Feminista Dandaras, do campus São Lourenço do Sul (SLS), realizou uma série de atividades na praça central Dedé Serpa. As ações contaram com a participação de docentes, discentes, técnicos da Universidade, além da população do município.

As atividades envolveram ações de denúncia e protesto sobre desigualdades e violências de gênero vivenciadas pelas mulheres de SLS. De acordo com as participantes do Coletivo, durante o evento foi possível perceber que “mesmo com todos os problemas que estamos enfrentando a luta pelos direitos das mulheres seguirá forte e destemida“.

Os participantes do evento também puderam conferir duas oficinas, que promoveram a sororidade e a união entre as mulheres. A primeira oficina, de estêncil, contou com uma conversa sobre os reflexos do atual momento político do país na vida das mulheres. O material contra as leis que menosprezam as mulheres, produzido na segunda atividade, a oficina de latas decoradas, será utilizado em caminhas e protestos.

Na oportunidade, as mulheres negras falaram sobre a difícil caminhada pelos seus direitos, da luta contra a violência, do racismo e da falta de oportunidades tanto no campo de trabalho, como no campo educacional.

Sobre o Coletivo

O grupo tem realizado rodas de diálogos, oficinas, projetos e seminários para abordar temas que problematizam direta e indiretamente no cotidiano da mulher. O coletivo tem como preocupação problematizar junto com homens e mulheres seus direitos e a luta por eles, além de reivindicar por melhores condições de vida às mulheres do campo, das águas, florestas e cidades. As ações do grupo têm como objetivo desconstruir a cultura machista, patriarcal e androcêntrica, trabalhando com a informação, conscientização e união das mulheres.

 

 

Assunto: Arquivo