Novos espaços trazem conforto para os usuários do HU-FURG

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem reestruturando seus espaços e investindo na proteção e na comodidade dos usuários. O projeto, desenvolvido e fiscalizado pelos profissionais técnicos da FURG, incluiu a construção do anexo, situado na esquina das Ruas General Osório e General Canabarro. O prédio, em funcionamento desde Agosto de 2016, já recebeu a Governança do Hospital e demais áreas administrativas nos 3º e 4º andares, e recentemente, no térreo, dá acesso ao Setor de Agendamento e à coleta de materiais para análise laboratorial, bem como a marcação de exames. De acordo com a responsável pela Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Viviane Costa Touguinha Bauer, "a mudança para as novas instalações  diminui o fluxo de pessoas no interior do hospital, trazendo maior segurança para os pacientes internados e melhor controle da Portaria Central quanto aos acessos. A ocupação das novas instalações oportunizará também a liberação de espaços importantes para a viabilização de investimentos necessários para o aumento de leitos e serviços do hospital". 

 

A nova sala espera do Setor de Agendamento fica em um local remodelado, com cadeiras para os usuários, e o atendimento é realizado com o uso de fichas, retiradas na entrada do prédio anexo. A responsável pelo Setor de Agendamento, Dirce Oliveira, explica que as novas acomodações permitem o atendimento de qualidade para o grande fluxo de usuários de Rio Grande e região que são direcionados para o HU. Ela fala da visível satisfação dos pacientes em um ambiente mais amplo e destaca que outra melhoria é o uso de fichas, pois permite o rápido chamamento e garante a sequência no atendimento.

 

Cabe lembrar que as consultas são reguladas pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e encaminhadas pela rede básica de atenção à saúde. O primeiro atendimento é na unidade básica de saúde que direciona o usuário para a consulta com o especialista por intermédio do boletim de referência e contrarreferência, garantindo a integralidade da assistência. No Setor de Agendamento são necessários a apresentação da carteirinha do HU, que é confeccionada no próprio local, do documento de identificação pessoal com foto e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os agendamentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 16h, sem fechar ao meio-dia. O Setor de Agendamento disponibiliza três números para informações: (53) 3233.8890, (53) 3233.8877 e (53) 3233.8870. 

 

A coleta das amostras para análises clínicas e patológicas é realizada em novas salas individuais para o atendimento, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 8h30min, e em horários alternativos quando se fizer necessário a segunda coleta. A marcação dos exames laboratoriais é realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia. Os exames laboratoriais feitos no HU FURG, sempre conforme solicitação médica, são totalmente gratuitos, disponibilizados pelo SUS. Em 2016, o laboratório do HU-FURG manteve o desempenho "EXCELENTE", no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). São atendidos, em média, 200 usuários/dia para exames nos setores de bioquímica, parasitologia, hematologia, imunologia, microbiologia, urinálise e terceirizados.

A Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Galeria

Assunto: Arquivo