Novos acadêmicos de Medicina e Enfermagem conhecem o HU

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

Os acadêmicos que ingressam no primeiro semestre dos Cursos de Medicina e de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tiveram uma semana de atividades, a Acolhida Cidadã. A ação, realizada também nos outros cursos de graduação da FURG, visa integrar e apresentar os novos alunos ao contexto universitário. 

Na manhã de sexta (17), trabalhadores da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), Unidade de Comunicação Social e dos serviços de Psicologia Organizacional e de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, recepcionaram e orientaram os acadêmicos para a vivência prática da Medicina e da Enfermagem no HU-FURG. A atividade intitulada “Conhecendo o HU e sua estrutura”, foi realizada no Anfiteatro da Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo.

A gerente da GEP, Susi Lauz, ressaltou a alegria em receber os acadêmicos em nome da Governança do hospital, local da construção do saber, da assistência humanizada aos usuários e de relações respeitosas com os trabalhadores da instituição. Os Setores de Ensino e de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica, foram apresentados através das falas de seus coordenadores: Geani Fernandes e Luciano Zogbi, respectivamente. 

Os alunos foram orientados pelos profissionais da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), serviços de Psicologia Organizacional, Tássia Soares, e de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), enfermeira do trabalho Fábia Souza. Elas falaram sobre ações desenvolvidas no HU relativas à saúde dos trabalhadores e acadêmicos, bem como, sobre as práticas de segurança no trabalho. Foi salientado a importância de ações para prevenir ou minimizar os riscos de acidentes no atendimento à população e que são preconizadas pela Norma Regulamentadora 32 (NR 32) - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. 

A coordenada da Unidade de Telessaúde, Edaiane Barros, e os bolsistas do projeto de extensão ‘Higiene de mãos: um ato necessário’, realizaram a atividade da Caixa da Verdade. A atividade objetivou sensibilizar os acadêmicos sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção e o controle de infecções no ambiente hospitalar. A Caixa da Verdade consiste em um caixote com luz negra dentro e com aberturas laterais para colocar as mãos e, na parte superior, para observação. Alguns alunos participaram voluntariamente da atividade. Eles foram orientados a realizar a higienização simples das mãos, como normalmente fazem em casa, porém não utilizando água e sabão e sim a solução de álcool 70% com Luminol – produto que, quando exposto à luz negra, ilumina as áreas atingidas. Os demais alunos acompanharam a atividade pela transmissão projetada no telão do Anfiteatro. O exercício foi impactante, pois cada vez que um voluntário expunha suas mãos à Caixa da Verdade, os colegas percebiam imediatamente as áreas não higienizadas adequadamente, pois eram as regiões não iluminadas. 

 

Galeria

Assunto: Arquivo