Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação se reúnem com diretor-presidente da Fapergs

O professor Eduardo Secchi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), participou na última sexta-feira, 17, da reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul (Foprop/RS). Sediado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), o encontro teve a presença do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Antônio Dellagostin.

Durante o encontro, Dellagostin apresentou dados do orçamento da Fundação em relação ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e a proporção de doutores no Estado. Também falou sobre o incentivo para a iniciação científica no ensino médio. Uma das principais pautas da reunião foi a perspectiva de apoio da Fapergs às universidades nos próximos anos e os parâmetros para os editais de bolsas de pesquisa, de captação de recursos para custeio e capital para pesquisa, e de internacionalização das instituições. Estes editais envolvem todos os níveis da educação, desde a básica até a superior.

CeT para vencer a crise - A partir de agora, a Fapergs, com o apoio do Foprop, vai buscar dados sobre os índices de produtividade dos pesquisadores doutores no Estado. "Se queremos sair da crise, temos que investir em ciência e tecnologia, e já temos a base para isso", acentuou Dellagostin.

Participaram da reunião pró-reitores e coordenadores de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC, Ufrgs, Unisc, UFCSPA, Unicruz, Unisinos, FURG, Unijuí, Ufpel, Unipampa, Univates, UCS e IFSul.

(Informações e foto -  Assessoria de comunicação UERGS – leia a matéria completa)

 

Galeria

Assunto: Arquivo