Gese recebe prêmio Educando Para o Respeito à diversidade sexual

O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu o Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual, na categoria Iniciativa de Promoção do Respeito à Diversidade Sexual nas Escolas de Ensino Fundamental. A cerimônia de entrega foi na última sexta-feira, 17, e a premiação foi pelo livro Histórias de Maria: Escola.

O livro tem como autoras Paula Regina Costa Ribeiro, Joanalira Corpes Magalhães, Juliana Lapa Rizza, Cristina Varela, Fabiane Branco e Luciana Kornatzki. As ilustrações são de Alisson Ortiz Affonso e diagramação de Maria Teresa Nunes.

Neste livro, Maria, a personagem principal, narra histórias que se passam na escola e envolvem as discussões que vêm sendo promovidas pela professora Fafá acerca da educação para a sexualidade. São histórias que surgiram na família de Maria e que vão parar na sala de aula, situações que ocorrem na hora do recreio ou ainda fora da escola, como em uma festa de aniversário de uma das colegas de turma de Maria. Essas e outras histórias narradas pela personagem são endereçadas a crianças que estão cursando os anos iniciais do Ensino Fundamental e possibilitam a discussão das questões de gêneros, sexualidades, preconceitos e formas de violência com as crianças.

O Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual tem por objetivo reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.

Esta edição do prêmio conta com o apoio dos Ministérios da Educação,  da Saúde e da Justiça e Cidadania;  Secretaria da Educação do Paraná; Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unicef); Fundo das Nações Unidas para a Infância; Organização dos Estados Ibero-Americanos; Conselho Federal de Serviço Social; Universidade Federal do Paraná; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná; Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil Ltda; ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Aliança Nacional LGBTI; Centro Paranaense da Cidadania; Todo Mejora (Chile); GayLatino.

O prêmio foi idealizado pela Aliança Global para Educação LGBT (Gale), uma comunidade internacional de aprendizagem para educadores/as que visa promover a inclusão plena de pessoas que são prejudicadas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, identificando, aprimorando e compartilhando conhecimentos especializados na área da educação.

 

Assunto: Arquivo