Docente recebe prêmio internacional

A docente do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas do campus São Lourenço do Sul (SLS), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Adriana Peñafiel, recebeu menção honrosa pelo prêmio LASA/Oxfam America 2017 Martin Diskin Dissertation da Latin American Studies Association. Adriana foi premiada por sua tese de doutorado, intitulada "Desenhos, relações e desenvolvimento: conflitos em torno da mineração na região andina de Cajamarca, Peru".

De acordo com Adriana, o trabalho aborda dinâmicas de mineração a céu aberto e os efeitos na água da região andina de Cajamarca, ao norte do Peru. A tese foi desenvolvida por meio de uma abordagem etnográfica de dois casos. “No primeiro, analiso o conflito Conga. Neste caso os camponeses do centro poblado El Tambo têm se organizado para vigiar a lagoa Mamacocha”, explica a docente. O segundo caso, de acordo com Adriana, é uma análise de como um “desenho de uma mina a céu aberto na cidade de Hualgayoc, região próxima à anterior, influencia as pessoas que inicialmente desenhavam na terra, os velhos mineiros de socavão”.

O trabalho foi desenvolvido de 2012 a 2016, no Programa de Pós em Desenvolvimento Rural (PGDR) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De acordo com a professora, a premiação demonstra uma valorização para os trabalhos realizamos no Sul. “Acho que o premio é motivador para os pesquisadores que moramos, fazemos pesquisa e produzimos conhecimento no Sul”, salienta.

A cerimônia de premiação ocorre em 30 de abril de 2017 na Pontifícia Universidad Católica del Perú, durante o congresso da Latin American Studies Association (LASA) 2017.

 

Assunto: Arquivo