Curso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno é realizado no HU-FURG

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

De 27 a 31 de março, será realizado o curso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno. São convidados a participar trabalhadores que atuem na área de Saúde Materno-Infantil do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e da Rede Básica de Saúde. O curso será ministrado nos turnos manhã e tarde, dividido em duas turmas. A carga horária é de 20 horas, com aulas teóricas e práticas que enfocam o manejo clínico em aleitamento materno.

“A participação de cada trabalhador nesta capacitação é muito importante para que o HU-FURG fortaleça as práticas rotineiras de incentivo ao aleitamento materno e mantenha o título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”, salientou a superintendente Helena Vaghetti. O incentivo é para que os trabalhadores que atuam na Maternidade, Centro Obstétrico, UTI neonatal/intermediária/canguru, Pediatria, Ambulatório de Alto Risco e, futuramente atuantes na UTI Pediátrica, deem todo o apoio às gestantes, desde o pré-natal até os cuidados que devem ter em casa. A IHAC foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, no HU-FURG foi implementada em 2002.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita online até 16 de março (clique aqui para acessar o Formulário de Inscrição). São 35 vagas em cada turma e o participante deve, no ato da inscrição, escolher o turno de participação (manhã ou tarde) que foi acordado com sua chefia imediata. O participante só receberá o certificado mediante a frequência de 100% das aulas (teórica e prática).

A Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Assunto: Arquivo