Sustentabilidade e desenvolvimento no workshop sobre qualidade ambiental de hidrovias

Nesta segunda-feira (6) teve início o 1º Workshop “Promoção da Qualidade Ambiental na Hidrovia das Lagoas Costeiras do Rio Grande do Sul, na sala de webconferências da Secretaria de Educação a Distância, no campus Carreiros. Na primeira manhã do evento, organizado pelo Laboratório de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia da FURG (IO), questões de sustentabilidade e de desenvolvimento das hidrovias foram abordadas, dentro do tema do dia: Orientações para Construção de um Projeto de Pesquisa.

A mesa de abertura contou com as presenças do vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo; do representante do 5º Distrito Naval, comandante Shinzato; do chefe da unidade regional da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), José Allama; do diretor do IO, Osmar Möller; da representante da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), Mara Cezar e do coordenador do workshop, professor Ícaro da Cunha.

Todos saudaram a realização do evento, destacando o potencial da hidrovia gaúcha, que ainda não é aproveitado. O diretor do IO explicou o projeto maior no qual o workshop está inserido e que integra também outras instituições e profissionais. Para o vice-reitor Danilo Giroldo, por meio deste tipo de evento a Universidade mostra sua capacidade técnica e exerce seu papel integrador e de indutor das soluções para as demandas sociais.

A primeira atividade foi de apresentação do roteiro do evento, que propõe debates em que várias perspectivas e especialidades se encontrem, contribuindo para uma visão complexa sobre os desafios da dinâmica territorial influenciada pelos usos das águas costeiras. Conectar diferentes abordagens de estudo do tema das hidrovias gaúchas e fortalecer os grupos de pesquisa ligados à Universidade estão entre os principais objetivos do workshop, explicou o coordenador. Em seguida, José Allama, da Antaq, apresentou um panorama do desenvolvimento da Hidrovia Patos – Mirim.

Com transmissão ao vivo pela FURG TV (canais 15 da NET e 7 da Blue e www.furgtv.furg.br), o workshop segue até quarta-feira (8), com palestras, mesas redondas e debates, que irão encaminhar a construção de um projeto multidisciplinar de pesquisa sobre hidrovias sustentáveis. Os resultados e registros deste trabalho coletivo serão organizados e disponibilizados no site https://hidroviasustentave.wixsite.com/site, onde está acessível a programação completa.

 

Assunto: Arquivo