Oceanólogo egresso da FURG recebe prêmio internacional

O egresso do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Leandro Castello, foi premiado como um dos jovens cientistas do prêmio Conservação Marinha – 2017, realizado pelo Pew Charitable Trusts.  O prêmio permitirá financiar o projeto de pesquisa de Castello relacionado a conservação das pescarias artesanais tropicais e subtropicais do Brasil.

O projeto do oceanólogo visa o engajamento dos pescadores, com seus conhecimentos e vivencias, para desenvolver uma guia destinada ao registro de dados sobre captura para ser aplicado no manejo das pescarias.  

De acordo com o coordenador do curso de Oceanologia, Stefan Weigert, o prêmio demonstra a “capacidade formativa do curso de Oceanologia da FURG”. De acordo com Stefan, outro egresso de Oceanologia também foi premiado pela “Pew Foundation”, em 1998. Mauro Maida recebeu o prêmio pelo pioneirismo nos estudos ecológicos e de conservação dos recifes de corais no NE do Brasil.

Sobre o oceanólogo

Leandro Castello formou na FURG em 1997. Após graduado, trabalhou na Reserva Mamirauá no município de Tefé, em Amazonas. Desenvolveu sua tese de mestrado em Administração Pública e Políticas Ambientais na School of Citizen ship and Public Affairs, nos Estados Unidos e completou seu doutorado em Biologia da Conservação na State University of New York. Desde 2014 é professor no College of Natural Resources and Environment, em Vírginia, nos Estados Unidos.

 

Assunto: Arquivo